Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Capítulo I | diário da minha tentativa de ter uma vida saudável

Nem só de livros se faz uma vida. É necessário ter hábitos saudáveis para além da leitura. Desta forma, abro a porta para o meu dia-a-dia para além das leituras. 

Bom dia, o meu nome é Cláudia, tenho trinta anos, um filho de um ano e quero mudar os meus hábitos de vida e educar o meu filho a comer de forma saudável. Eu nunca tive muitos cuidados na hora de escolher a comida e desporto nem vê-lo. Vi a reportagem da SIC: Somos o Que Comemos e fiquei abismada. Atormentou-me, acabei por ver três vezes a reportagem, para terem noção. Decidi, vou mudar. E vou mesmo. Por mim e pelos meus. Também podem espreitar AQUI a entrevista SUPER INTERESSANTE que a Lénia do blog not so fast partilhou no facebook. 

Segundo a reportagem e os especialistas abordados, o açúcar deve ser eliminado da nossa alimentação. Carne, de preferência de aves. Peixe, de preferência, sardinhas. E podem (devem) existir dias sem os ditos.

"Mas há estratégias que podem ser implementadas. Uma é comprar carne de melhor qualidade e comer menos quantidade e menos vezes. É preferível comer carne três vezes por semana em vez de comer carne gorda todos os dias. Além disso, toda a gente ganha se fizer uma alimentação vegetariana dois dias da semana e em vez da carne comer, por exemplo, arroz de feijão ou grão-de-bico com massa. Se se acrescentar hortaliças, ervas aromáticas e azeite, podemos dizer que são refeições perfeitas. Menos carne, mas de melhor qualidade; mais peixe (incluindo cavala e sardinhas, frescas ou em conserva de azeite) e ovos (podem ser consumidos três ou quatro por semana) são opções a privilegiar."

"Devemos tirar os refrigerantes, cereais com açúcar, pastelaria, óleos e margarinas – para cozinhar devemos usar o azeite, só azeite. Todos os refrigerantes são um estrago de dinheiro – as pessoas devem beber água. Os cereais com açúcar (os de pequeno-almoço e as bolachas) também são prescindíveis – devemos escolher cereais completos, integrais, que até são mais baratos. Compare-se o preço de uma caixa de cereais de pequeno-almoço com o de um pacote de flocos de aveia, que são altamente nutritivos. A aveia é muito mais barata e muito nutritiva."

Posto isto, vamos lá. O que fiz de imediato? Passei a ler os rótulos, com olhos de ver, dos produtos alimentares. Acho que é um passo importante. Então, vamos lá conhecer melhor aquilo que como. Se tem ou não açúcares, se é ou não verdadeiramente saudável. Desta forma eliminei vários produtos nas compras de mercearia.

Eu comia, até à semana passada, um (ou mais) doce todos os dias. Ou mais que um. Açúcar atrás de açúcar. E coincidência ou não sentia-me sempre cansada, sempre exausta, sem vontade para nada. Só poderei falar nisso quando os resultados desta mudança surtirem efeito. Eu não vou eliminar o açúcar com o objectivo de emagrecer. Um corpo magro não significa necessariamente que seja saudável. Para além disso pretendo engordar e voltar ao peso que considero saudável e feliz para mim. Não quero encher-me de porcarias e engordar à conta de gorduras e açúcares. 

O meu problema seria o pequeno-almoço. Sempre tentei criar pequenos almoços saudáveis mas acabava, por desleixo, comer uma porcaria qualquer e ir trabalhar. Não, chega! Vou acordar mais cedo, comer com calma e escolher melhor.

Algumas opções que me ocorreram e pus em prática:

1. pão alfarroba com pouca manteiga + sumo natural ou leite de amêndoa ou chá + uma peça de fruta

2. papas de aveia com leite de amêndoa com muesli (e/ou fruta)

3. panquecas saudáveis do blog Receitas da Gi

A meio da manhã, uma peça de fruta ou um iogurte magro. Vou começar a fazer iogurtes caseiros e trazer para o emprego. Quanto ao resto das refeições preciso de um plano. Deixei de comprar carne de porco há muito tempo. Tenho comido mais peixe e legumes. Estou a pensar começar a fazer uma ementa semanal para facilitar na hora de fazer compras ou escolher o próximo prato. Começo pela alimentação, depois passo para o desporto.

Sempre tive o hábito de fazer um bolo aos fins de semana. Recentemente experimentei fazer uma receita de um bolo sem gluten e usei açúcar amarelo. Bolo de laranja sem glúten da revista Bimby deste mês.

IMG_2807.JPG

 

 

 

Hoje é dia de fazer compras para encher o frigorifico. No calendário está marcado o dia 10 como o primeiro dia sem açúcar. Quantos dias vou estar sem conseguir consumir açúcar de forma incontrolável e desmedida? Vou sentir diferenças? É possível comer bem e sentir a barriguinha aconchegada? 

Ver pessoas a comer croissant com nutella enquanto engulo um pão de alfarroba não é fácil mas deixa-me feliz por saber que sou eu e a minha força de vontade a mandar no que como e não a minha mente. Não digo que nunca mais vou comer porcarias, mas vou mudar os números ao contrário. 

 

6 comentários

Comentar post

leitora beta * divulgação * literatura *

contacta-me para mais informações contactoclaudiaoliveira@gmail.com
guia-de-viagem-skyscrapper

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D