11 livros para estudar política

Neste post vou reunir 11 livros para estudares política. Faltam dezenas de livros e que esta lista não é estática. Mas isso já vocês sabes e não chatear-me com comentários sobre a ausência deste ou daquele, certo? Os estudantes de política podem estar em níveis diferentes de conhecimento e devem fazer as devidas pesquisas. Ser autodidata não é fácil, mas é gratificante. Pesquisar, sem procurar atalhos para aquilo que pretende aprender. O caminho é longo, prepara-te.

É exatamente por causa da preguiça em buscar conhecimento que as pessoas acabam por passar ao lado de assuntos importantes e se deixam governar ou votam sem conhecimento.  Nunca tiveste vontade de entender quem governa o mundo? Nos últimos anos nunca tive tanto interesse em política. Vamos admitir, a escola não ensina tudo. E não é só isso, os conhecimentos recebidos na escola nem sempre são aprendidos. Na escola não nos ensinam a estudar, a aprender. Decorar não é aprender conceitos. Temos de entender, fazer ligações entre os assuntos. Ler muito sobre o assunto. Dei algumas dicas para aprenderes sozinho, através dos livros.

Quantas vezes ouviste que pessoas aprenderam inglês sozinhas? Várias vezes. Tiveram bases na escola, mas não dominavam a língua. Foi através da busca pelo conhecimento e prática diária que aprenderam inglês. Pelos livros, filmes ou música. Não estou a desmerecer a escola, porque é  extremamente importante na formação dos indivíduos. Mas também sabemos que depende muito dos professores e do estudo em casa. Sabes estudar? Eu não sabia.

Este ano aprendi a estudar através dos livros. Exatamente! Os livros dão as informações, mas só através de leitura ativa e pesquisa é que consegues aprender. Não basta ler livros de não ficção, para o conhecimento se transformar em aprendizagem precisas de anotar, resumir, pesquisar conceitos e nomes desconhecimentos e quando dás por ti, não sabes nada. Conheces a famosa frase de Sócrates “Só sei que nada sei”?

11 LIVROS PARA ESTUDAR POLÍTICA

Utilitarismo e Ensaios sobre Bentham, de John Stuart Mill (comprar livro)

Sobre a Liberdade, de John Stuart Mill  (comprar livro)

O Príncipe, Maquiavel (comprar livro)

Como Pensar Politicamente, Graeme Garrard (comprar livro)

O Século XX Português, Fernando Rosas (comprar livro)

República, Platão (comprar livro)

Esquerda e Direita, guia histórico para o século XXI, Rui Tavares (comprar livro)

Aspetos do Novo Radicalismo da Direita, Theodor W. Adorno (comprar livro)

A Revolução Francesa, Michel Vovelle (comprar livro)

Como Reconhecer o Fascismo, Umberto Eco (comprar livro)

Manifesto Comunista, Karl Marx (comprar livro)

 

leituras-verao-billboard

3 Replies to “11 livros para estudar política”

  1. Olá, Cláudia! Parabéns pelo crescimento pessoal mas principalmente por o usares para também fazer crescer os que te rodeiam (redes sociais e com todos os teus projectos de como amar livros). Depois tens que me contar que cursos recomendas. Eu tive algumas cadeiras de política na faculdade e realmente existem muitos livros de não ficção que ajudam a evoluir nos conhecimentos mas fundamentalmente no sentido crítico. A tua lista é perfeita. Mais uma vez parabéns, por tudo.

    1. encontras no site cursology e hotmart vários cursos sobre política, recomendo que vejas e assistas a aulas de apresentação para ver com que professor te identificas mais, tens vários.
      Obrigada, quanto mais estudo mais há para estudar. Interessante. Adoro isto. 🙂 Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.