Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Ter | 21.08.18

3 LIVROS QUE GOSTEI MUITO MAS TÊM IMENSAS OPINIÕES NEGATIVAS

Cláudia Oliveira

 

 

Agarrei na minha lista de livros lidos no Goodreads, fui ver quais os livros ao qual dei cinco estrelas e comparei à pontuação dos leitores. Desta forma, cheguei àquilo que eu queria, encontrar alguns dos meus livros preferidos de sempre, mas pouco elogiados. Ou pior, muito criticados negativamente.

 

Atenção a esta lista porque são alguns dos meus livros queridos da vida. Sério. Devorei, rasguei a alma e parece que ainda consigo sentir pedaços dos momentos em que os li. Saudades de tudo, sorte de quem os irá ler pela primeira vez. 

 

Uma Morte Sùbita, JK Rowling ( 3,29 Goodreads) 

Opinião

 

 

A minha pontuação no Goodreads 4

 

O Pequeno Amigo, Donna Tartt ( 3.44 Goodreads)

 

Opinião

 

O livro está longe de ser um policial. Apesar do objectivo da Harriet, a história envolve outros assuntos. O ponto fulcral não é "quem é o assassino", mas "as consequências de uma tragédia na vida uma família estruturada". Através do olhar e das manobras da protagonista, somos levados a conhecer a maioria dos elementos desta família e a forma como lidam com a morte de Robin. 

 

O melhor deste livro, para além da escrita da autora, é a construção dos personagens. Donna Tartt tem a capacidade de criar personagens cheios de camadas e absurdamente interessantes. Encantei-me com a  Harriet. Quando li a sua descrição a minha mente projectou-se sobre a foto da autora na contra capa. Parece a descrição da Donna Tartt, com menos anos de vida, claro.

 

Opinião completa AQUI

A minha pontuação no Goodreads 5

 

A Vegetariana, Hang Kang ( 3,58 Goodreads)

 

Opinião 

 

Começo por dizer que a maior parte das pessoas vai detestar este livro. Se a relação não for ódio, vai andar muito perto disso. Primeiro porque o livro ganhou um prémio muito importante no mundo literário: Man Booker Prize. E está a ser vendido com uma faixa amarela muito chamativa de forma a mostrar a importância desse mesmo prémio. Ok, quem não liga aos prémios não irá sentir esse problema. Eu ligo. Eu sou dessas. Mas esse não será só o único motivo para alguém detestar este livro. Há mais. Depois haverá quem não vai entender patavina do que leu. E é completamente compreensível, sobretudo se nunca proferiu esta palavras no meio de um grupo de pessoas: "não como carne".

 

Quando comecei a ler este livro comecei logo a pensar na Elena Ferrante que estava na lista dos finalistas juntamente com a autora deste livro. E comecei ao fim de vinte páginas lidas a perguntar-me: "porquê que esta escritora ganhou à outra?". Os gostos são subjectivos, o júri tem motivos para dar o prémio a uma e não a outra. E só no final consegui entender os motivos. É um livro fantástico! Nunca li nada igual.

 

Opinião completa AQUI

A minha pontuação no Goodreads 5

 

 

Consigo entender perfeitamente os motivos de serem pouco populares, assim como o que eles têm para os amar tanto. E tu? Já leste algum dos livros mencionados? Concordas com as opiniões negativas?

 

  goodreads twitter instagram facebook

5 comentários

Comentar post