Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

amulherqueamalivros

Sex | 15.11.13

“Flores Raras e Banalíssimas” de Carmen L. Oliveira e “Meu Coração de Pedra-Pomes” de Juliana Frank

Cláudia Oliveira

 

Não fosse a existência dos ebooks, não teria lido dois livros de autoras de nacionalidade brasileira. Carmen L. Oliveira com “Flores Raras e Banalíssimas” e “Meu Coração de Pedra-Pomes” de Juliana Frank.  Ambas, nunca editadas em Portugal.

 

“Flores Raras e Banalíssimas” conta a história de amor entre Elizabeth Bishop e a paisagista brasileira Lota de Macedo Soares, sob o pano de fundo do Brasil nos anos 50, 60. Começa bem, termina mal. Nós, leitores, somos avisos logo nas primeiras páginas de forma a preparar os nossos corações. A escrita é leve, de uma doçura incrível. Quando chega ao fim, deixa saudades. Gostei imenso de conhecer a grande figura Lota de Macedo Soares, uma verdadeira lutadora. Este livro é o ideal para um fim-de-semana marcado pela nostalgia, para amantes de drama e personagens femininas fortes.

 

“Meu Coração de Pedra-Pomes” não é uma história, tem uma personagem com muitas histórias, cheia de loucura. Lawanda é a protagonista deste livro, uma auxiliar no hospital, coleccionadora de besouros, louca e sem vergonha na cara. Ao longo das páginas vamos conhecer Lawanda, os seus pensamentos, o que a rodeia. Tem momentos incrivelmente engraçados. Traços de personalidade complexos que dão vida à personagem, tornando-a carismática e inesquecível. Gostei de ler mas aposto que daqui a uns meses só me vou lembrar de Lawanda como a doida da esfregona, sempre atrasada para chegar ao emprego.