Já li vários livros relacionados com a Segunda Guerra Mundial. Nesta lista estão apenas os meus preferidos e super recomendados. Cada um destes títulos marcou-me de forma singular, em momentos muito distintos da minha vida.

É uma temática que gosto de ler com alguma moderação. Seria incapaz de ler dois livros seguidos sobre o tema, por exemplo. É um assunto que mexe bastante comigo. A crueldade do Homem perante os seus semelhantes emociona-me e perturba-me.

Os meus preferidos são os não ficcionais. Apesar da maioria ser baseado em factos reais, eu prefiro de longe os livros de memórias. Aqueles que dão voz a quem lá esteve e passou de facto pela experiência. Posto isto, aqui fica a lista de 6 livros sobre a Segunda Guerra Mundial.

 

6 LIVROS SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

 

O Diário de Anne Frank, Anne Frank (comprar livro)

Foi o primeiro livro que eu li sobre o tema e abalou o meu Mundo. Acho que este livro me deu uma maior perspectiva da vida, e me fez pensar em amizade,  família e morte e perceber que há realidades muito diferentes da nossa. Acabou por ser uma experiência transformadora e intensa porque era bastante nova quando o li e nunca me tinha ouvido falar na Segunda Guerra Mundial. Devia ter a mesma idade da Anne Frank quando o escreveu, não sabia que ia terminar daquela forma. Foi um murro no estômago, um vazio depois de finalizada a leitura. Enquanto ia lendo este história pensei que era tudo fruto da imaginação da Anne por ser tão absurdo na minha cabeça alguém estar naquelas condições por causa de outros seres humanos.

 

A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, Svetlana Alexievich (comprar livro)

Este livro é impressionante pelo trabalho jornalístico da autora e dos imensos pontos vistas relativos à Segunda Guerra Mundial. Ainda hoje sou grata ao Nobel da Literatura por trazer os livros de Svetlana para as prateleiras do meu país. Nao há um livro que eu nao ame, pela sua força e verdade.

 

Se Isto é Um Homem, Primo Levi (comprar livro)

O meu livro preferido sobre a Segunda Guerra Mundial. Escrito na primeira pessoa, é um livro arrebatador e cruel. Um clássico importante que nos destrói por dentro, e nos dá conta de detalhes que nenhum outro livro sobre o Holocausto dá.

 

Maus (1 e 2), Art Spiegelman (comprar )

Este um clássico contemporâneo da BD é bastante marcante. Para além da história movida pela crueldade do Holocausto também tens algumas reflexões levantadas pelo escritor. Fabuloso!

 

A Outra Metade de Mim, Affinity Konar (comprar livro)

Desfez o meu coração em pétalas. Escrevi isto na minha opinião: A maldade da humanidade está descrita nesta história. O pior que o ser humano consegue fazer aos da sua espécie quando não aceitam as diferenças. O mal não nos torna mais fortes, pelo contrário. “É um erro popular”. É um livro triste, cheio de morte. Fiquei várias vezes envolvida pela melancolia das palavras. O meu pensamento não deixava estas crianças quando pousava o livro. 

As Benevolentes, Jonathan Littell (comprar livro)

O livro mais difícil a nível narrativo. Um desafio constante, até à última página. Um livro que ficou comigo muito tempo depois de finalizada a leitura e por vezes ainda me lembro de algumas passagens. Uma mente inquieta, um protagonista complexo e um enredo muito bem costurado.

 

PROMOÇÕES NO SITE DA WOOK

 

auschwitz-billboard