6 novidades literárias para ler noites frias de outono

Outubro começou. Os dias são quentes, as noites já se mostram mais frias. As folhas caídas no chão anunciam a despedida do verão que continua sentado no banco de jardim como se não fosse nada com ele. Para quem gosta do frio, das mantas, de um bom chá e de uma fatia de bolo de chocolate também pode acompanhar os prazeres da vida com um bom livro. Eu não dispenso nada do que o outono oferece. Com a nova vaga de novidades literárias selecionei seis livros que serão uma bela companhia nos próximos meses.  Alguns já li e garanto serem boas histórias, outros serão as minhas próximas leituras.

 

 

Pão de Açúcar, Afonso Reis Cabral (Comprar livro)

 

 

Já tive a oportunidade de ler o novo romance de Afonso Reis Cabral. Foi uma leitura viciante, não consegui parar de ler. O livro tem algo de sujo e escuro. Nada é bonito ou agradável. As personagens são todas muito bem desenvolvidas e acabei dividida em relação ao que senti por elas. A escrita do Afonso Cabral é impecável, estou rendida desde que li o seu primeiro romance O Meu Irmão (acabou por entrar na lista de melhores leituras deste ano). Vale a pena comprar e ler a história da Gi, um transexual que acabou assassinado por um grupo de adolescentes no Porto. Conhecemos o inicio e o fim, mas não conhecíamos o meio desta história.

 

 

2018-10-03 02.28.03 1.jpg

 

 

 

 Ao Sol de Tânger, Christine Mangan (Comprar livro)

 

 

Ainda não li, mas já está na mesa de cabeceira. É um livro que me chama imenso a atenção desde que foi lançado e depois de ler a sinopse ainda fiquei mais interessada. A estreia desta autora tem recebido boas críticas. Aliás, Joyce Carol Oates disse: «Como se Donna Tartt, Gillian Flynn e Patricia Highsmith tivessem escrito o argumento de um filme de Hitchcock – nostálgico e cheio de suspense.». Eu sou fã das três, portanto tem tudo para fazer das minhas noites de outono um bom serão.

 

 

2018-10-03 02.40.06 1.jpg

 

 

 

A Cor Púrpura, Alice Walker (Comprar livro)

 

 

Clássico maravilhoso, recentemente lançado pela Suma de Letras com uma nova cara, é um livro que toda a gente precisa de ler. Eu simplesmente amo esta história e a forma como a autora escolheu contar. Também há um filme, bastante famoso que acabou por receber onze nomeações ao Oscar em 1985. Estávamos a precisar deste livro nas livrarias, visto que tem estado esgotado há muitos anos. Mas agora podem ler e desfrutar da história da Celie. Preparem os vossos estômagos. Acompanhem com um chá, se possível.

 

 

2018-10-03 02.29.16 1.jpg

 

 

 

Histórias Para Rapazes que Ousam ser Diferentes, Ben Brooks (Comprar livro)

 

 

Folheei juntamente com o meu filho. Ele fez várias perguntas e foi muito giro ver o interesse dele pelas histórias representadas. A edição é FABULOSA, capa dura com ilustrações fantásticas a cargo de Quinton Winter. As biografias de cada um é escrita de forma apelativa, simples e muito resumida. Mostra como ser diferente traz possibilidades infinitas de transformar o mundo. Ou como algumas situações menos felizes dão a volta e transformam vidas. Maravilhoso livro que pretendo juntar à biblioteca dos mais novos e passar bons momentos de leitura.

 

 

Os Provocadores de Naufrágios, João Nuno Azambuja (Comprar livro)

 

 

Tem sido a minha companhia no inicio deste mês. Uma agradável surpresa, esta história é inspirada num alemão portuense chamado Klaus Kittel que combateu na Segunda Guerra Mundial. Portanto, baseado em factos reais torna tudo ainda mais interessante e garante algum aprendizado sobre vários factos históricos. Ainda estou na página 112, mas estou impressionada com as vivências deste homem. Klaus Kittel esteve nos campos de prisioneiros depois da guerra. Algo que ainda não tinha visto em nenhum dos livros lidos sobre a temática Segunda Guerra Mundial. A escrita do autor português é fantástica, muito envolvente e rica. A manter-se assim, este livro será uma experiência literária muito enriquecedora.

 

 

A Felicidade é Para os Humanos, P.Z. Reizin (Comprar livro)

 

 

Este livro também está na mesa de cabeceira à espera da sua vez. Olho para a capa e traz-me logos boas energias. Lembram-se do famoso filme Her (2013)? A história deste livro é muito idêntica. Um computador apaixonado por uma humana. Deve ser tão divertido! Se o autor souber desenvolver bem as questões ligadas a este tema será sem dúvida uma leitura cativante. As relações amorosas dos tempos modernos nascem muitas vezes durante conversas na internet. Será que é possível uma ligação entre uma máquina e um ser humano? O que faz os seres humanos felizes? Muito curiosa com este livro!

 

 

2018-10-03 02.26.39 1.jpg

 

 

Pode também gostar de...

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.