Publicado em 12 comentários

7 FACTOS SARAMANGUIANOS SOBRE MIM

 

tempImage (1).jpg

 

Na Azinhaga, Golegã, a 16 de Novembro de 1922 nasceu José Saramago. Um escritor português galardoado com o Nobel da Literatura em 1998.

 

Quando li pela primeira vez um livro seu fiquei absolutamente encantada e nunca mais quis parar de ler as suas obras. A cada livro tenho uma surpresa e cresce uma admiração absoluta pelos seus livros.

 

Hoje pretendo fazer uma pequena de homenagem ao meu escritor preferido.

 

Tenho sete factos saramanguianos sobre mim para partir convosco: 

 

– O primeiro livro que li do Saramago foi Ensaio sobre a Cegueira

Fiquei abismada com esta história, como um soco no estômago. Vi o filme adaptado, mas não senti o mesmo impacto. Rendi-me.  Senti urgência em ler mais obras dele. Acho que é o livro ideal para conhecer a escrita do autor. 

 

– A minha história infantil preferida é A Maior Flor do Mundo

Já reli mais de cinquenta vezes e mais de vinte para os meus filhos. Acho a história encantadora, sobretudo unida à curta que existe com a voz do autor. 

 

 

 – Tenho dificuldades em decidir qual o meu livro preferido porque dividido-me entre As Intermitências da Morte e O Ano da Morte de Ricardo Reis

Já li vários, gosto de todos os livros que li. No entanto, nunca sei dizer qual é o meu preferido porque todos tiveram impacto em mim.

 

– Sou completamente apaixonada pela história de amor entre José e Pilar

Já vi mais de cinco vezes o documentário José e Pilar. Choro sempre. É absolutamente maravilhoso. 

 

 – Tenho uma parede no quarto dedicada ao Saramago. Tem uma frase que eu adoro emoldurada assim como um desenho do seu rosto. Numa moldura estão retalhos de algumas capas dos seus livros. 

IMG_20171116_075331_HDR.jpg

 

IMG_20171116_075341_HDR.jpg

 

 

– Sonho ir a Lanzarote – A Casa José Saramago. Estou a fazer planos para realizar esse pequeno sonho. 

Talvez para o ano. Seria brutal!

 

– Mantenho um projeto em que consiste ler a obra do escritor inteira. Fiz um vídeo a relacionar todos os livros dele para os mais diversos interesses literários. Fiquei muito feliz com o resultado final. 

 

 

 

Espero que tenham gostado e ficado a conhecer um bocadinho mais desta minha paixão pela literatura portuguesa e especialmente pelo escritor português José Saramago. Digam-me, ja leram algum livro escrito por ele? Gostaram? O que sentem em relação aos seus livros?

12 comentários em “7 FACTOS SARAMANGUIANOS SOBRE MIM

  1. Nas palavras da minha Mãe, sou uma assumida “Saramiga”!

  2. Que post tão bonito. Eu nunca li mas gostava de começar.

  3. Os meus preferidos dele são “Memorial do Convento” e “Ensaio sobre a cegueira”. Mas também tenho um carinho especial por “As pequenas memórias”. Um livro pequeno, mas que revela um Saramago que ele parece querer esconder nos romances que escreveu.

  4. É o meu escritor favorito também 🙂
    É tão maravilhoso <3 <3 <3
    Também quero ler todos os livros dele e ir a Lanzarote! Li alguns aleatoriamente e agora estou a ler por ordem de publicação, vou começar o “Manuel de Pintura e Caligrafia” em breve. O meu preferido até agora… é difícil, mas acho que é o “Evangelho segundo Jesus Cristo”. Mas também adoro o “Memorial do Convento”, “Intermitências da Morte” e “A Viagem do Elefante”. Ainda não li nenhum dos Ensaios e o que estou mais em pulgas é mesmo o “Ensaio sobre a Cegueira”. Lá chegarei 🙂 Um beijinho

    Anabela Dias

  5. Sabes o que era mesmo mesmo mesmo giro? E mesmo mesmo mesmo bom? Organizarmos uma viagem com as meninas do clube a Lanzarote. Isso é que era!!!

  6. Revejo-me muito neste post!
    Sempre que digo que o meu escritor preerido é Saramago olham-se como se fosse ET e dizem ‘mas ele nem sabe escrever’ (maior parte das pessoas que o diz, nem nunca abriu um livro dele).
    Ainda só li 3 porque os ando a dosear cuidadosamente, sabendo que quando acabar não existem mais novidades. Acho deliciosa a carta que ele escreveu à sua avô Josefa <3 e a minha frase preferida dele é precisamente desse documentário (também já vi 50 vezes): “O que tiver que ser será, e o que não tiver de ser não será. Acabou.” <3

  7. Gosto muito dos dois 🙂
    Ainda não li As Pequenas Memórias 🙂

  8. “Ensaio sobre a Cegueira” é um livro absolutamente maravilhoso.
    Eu sinto que vou amar “Evangelho segundo Jesus Cristo”.

    Um beijinho Anabela.

  9. Lançaste os dados! 🙂 Eu gosto muito da ideia.

  10. Não sabe escrever? Nem me digam uma coisa dessas. 😀

    Adoro o pragmatismo dele. <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.