Este ano criei o meu primeiro negócio online. Já ganhava dinheiro com o blogue há mais tempo com o meu trabalho como leitora beta e divulgação de novos autores mas este ano tornei as coisas um bocadinho mais sérias. Trabalhei numa editora como freelancer o ano passado, onde fui paga para desempenhar determinadas tarefas. Foi uma passagem muito curta porque descobri que estava grávida de gémeas e decidi parar tudo para me preparar para a mudança. Interrompi esse sonho para abraçar outros sonhos. Não me arrependo minimamente. Não era para ser, a experiência esteve longe de corresponder às minhas expectativas.
Ganhar dinheiro com um blog sobre literatura era impensável há uns anos atrás. É um nicho um bocadinho desprezado e negligenciado em questão ao seu trabalho. No estrangeiro é algo muito comum, as bloggers literárias são pagas para ler e partilhar opiniões literárias. As editoras pagam o espaço de determinado blog para fazer a divulgação dos seus livros, é super normal. Aliás, o mais justo. Poupam rios de dinheiro com marketing e publicidade em televisão, rádio e jornais. Acredito que irá mudar.
Este ano passei a usar o projeto A Mulher que Ama Livros como uma fonte de rendimento extra. Com o curso totalmente online Organização com Bullet Journal, com parcerias com editoras, com divulgação e publicidade.
Partilho contigo a lista de alguns livros lidos que me ajudaram muito.
7 LIVROS PARA LER ANTES DE ABRIR UM NEGÓCIO ONLINE
- Influencia!, Maria Gonçalves (comprar livro)
- Marketing Digital, Paulo Faustino (comprar livro)
- A Arte de Começar, Jeff Walker (comprar livro)
- Startup, Chris Guillebeau (comprar livro)
- 500 Dicas de Marketing nas Redes Sociais, Andrew Macarthy (comprar livro)
- Marketing de Conteúdo, Rafael Rez (comprar livro)
- Vendas na Era Digital, César Frazão (comprar livro)
Estes foram os livros lidos antes de transformar o meu projeto num negócio. Todos os livros têm dicas importantes que me ajudaram a desenvolver as ideias e a estratégia. Sinto que ainda tenho muito que aprender e que muito depende da dedicação. Nos livros encontras dicas ligadas à promoção e à forma como nos vendemos nas redes sociais. Lembrando que apenas ganho algum dinheiro extra, estou longe de viver da internet e pagar as contas com a criação de conteúdo.
Com amor, super leituras!