Minha pontuação 4*
Gostei muito deste livro. Não esperava nada e saí totalmente surpreendida no final desta história. Infelizmente, a autora ainda não foi editada em Portugal. Li o livro em e-book no meu kobo. Uma leitura agradável e despretensiosa. Recomendo muito.
A autora brasileira venceu o prémio Jabuti de literatura infantil em 2003. Este é o seu primeiro romance para o público adulto. A ideia para este livro foi desenvolvido num curso promovido pelo Gabriel Garcia Marquez em Cuba chamado Como Contar um Conto, a quem a autora dedica a obra.
Samuel promete à mãe, que está prestes a morrer, ir até a uma pequena aldeia chamada Candeia, debaixo do sol do sertão do Ceará, procurar pela avó e o pai. Durante vários dias, com sede e fome, caminha em direcção à aldeia. Quando chega ao destino, a história começa e eu não vou contar mais porque é absolutamente engraçado e não quero estragar a leitura a ninguém.
Nas primeiras páginas desconfiei um pouco do enredo porque encontrei várias semelhanças com o romance Pedro Páramo (opinião no blog), do autor Juan Rulfo. É evidente onde a autora encontrou inspiração. E não esconde isso. Felizmente, conseguiu distanciar-se da história criada pelo Juan Rulfo. Quero mais livros da Socorro Acioli! Quero os livros dela em Portugal!
O que mais gostei neste livro, para além do enredo, foi a escrita da autora. Bom humor e emoção, numa narrativa cativante e simples. É o tipo de livro que não queremos largar. A minha personagem preferida é a avó do Samuel. Tem uma personalidade singular, vocês precisam conhecer. Um pormenor engraçado, todos os capitulos começam com a letra C.
Deixo a minha recomendação para os leitores que pretendem um livro bem escrito, leve e diferente.
Também gostei d+ desse livro.
Deu até saudade dos personagens.
Beijos!
Parece bem interessante!
Como consegues? A sério como? 2filhos, um marido, uma casa para cuidar e a ler assim tanto. Claro que, no meu caso, a televisão as vezes é mais acessível quando já é de noite e tou super cansada, mas mesmo que largaSSE a TV não lia tanto. Admiro imenso a tua organização. És uma inspiração, a sério.
Um grande beijinho e toda a saúde do mundo para cuidares de ti eda tua familia
Eu não sei como explicar isto, mas sou realmente bastante organizada. Desde que a Francisca nasceu não tenho o mesmo ritmo de leitura, mas vou lendo aos poucos. Eu adoro cozinhar também. E continuo a fazer os meus pratos todos os dias. Pensava que ia ser pior, mas sinceramente estou a conseguir incluir as minhas coisas nesta nova rotina a quatro. É possível. E não tenho ajudas, para além do meu marido (partilhamos as tarefas). Acho que é preciso organização e muita força de vontade. E claro, não existirem cólicas :D, nem filhos doentes. Aprendi ao longo da minha vida a relativizar mais e não sofrer de ansiedade. Também ajuda. E não vejo a hora de incluir o desporto na minha vida.
Obrigada, beijinhos
É bastante divertido.
É muito bom. 🙂
Acredita que ainda não li esse livro? E não é por falta de recomendação.
Vou ver se consigo reparar essa falha minha logo…
bjo
Acho que vai gostar, é muito bom. 🙂