Segunda oportunidade dada ao autor. Depois de uma primeira experiência menos positiva acabei por gostar deste livro devido à sua dinâmica e narrativa veloz. O autor tem uma escrita simples, corriqueira. Diversos diálogos plantados em capítulos curtos. “A Magia do Acaso” acabou de sair pela editora Leya, com o selo ASA. Tem quatrocentas páginas, mas nem dei por elas.
Esta história fala nos encontros e desencontros da vida comum. Numa sociedade comandada pelas redes sociais, modificada na sua essência, Tiago Rebelo pega na ideia quase esquecida de uma paixão ao primeiro olhar e mostra como ainda é possível o amor acontecer fruto do acaso. Personagens com características familiares e comuns do nosso dia a dia, acabamos por identificar facilmente conhecidos ou amigos nas diversas situações espelhadas no romance.
Vidas frustradas, com empregos monótonos e casamentos fracassados, vão encontrar a esperança através da paixão e do desconhecido. Retrato fiel de algumas relações, Tiago Rebelo apresenta um leque de situações bastante comuns nas relações à nossa volta. Traições, sentimentos de culpa, medos e coragem. Reconheci alguns casais amigos nesta história, ao longo da leitura parecia que o autor estava a falar sobre eles.
Não simpatizei com nenhuma personagem em particular. Confesso que me desinteressei pelo destino das personagens a dada altura. Quando o autor resolve integrar mais personagens ainda fiquei menos interessada. As pontas soltas foram atadas, mas não adorei o final escolhido. Senti falta de camadas, aprofundamento em relação às características e atitudes. Considero desnecessários a maioria dos diálogos para o desenvolvimento do romance.
Gostei da presença de temas muito actuais. A presença das redes sociais. A abordagem aos atentados. A crise na área da restauração. São pinceladas leves que enriquecem o romance. De leitura frenética, devido à escrita simples, é um romance para quem quer um livro de puro entretenimento para fugir aos dias cinzentos.
Recomendo para quem procura um livro com histórias reais, de intrigas e amor à mistura. Onde a ocasionalidade é retratada através das personagens e das suas relações. Um livro que pode fortalecer a ideia tantas vezes escutada “nada é por acaso!”.
livro enviado pela editora
Minha pontuação 3*