Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Qua | 05.07.17

"A MULHER-SEM-CABEÇA E O HOMEM-DO-MAU-OLHADO" | GONÇALO M. TAVARES

Cláudia Oliveira

Munkee_0704170425.jpg

 

 

Não se deixem enganar pelo tamanho deste livro. Pequeno e audaz, este livro foi uma leitura densa devido às suas camadas e interpretações diversas. Foi uma leitura interessante mesmo com alguma habilidade da minha parte para entender alguns cenários. 

 

Temos aqui o primeiro livro de uma série chamada Mitologias. Num mundo onde não temos referência do tempo e do espaço onde decorrem. São personagens peculiares como "A Mulher sem Cabeça". Ela tem apenas corpo e a sua cabeça é violentamente agredida pelo seu filho. Violento e repugnante foram as sensações mais marcantes na minha experiência de leitura. Temos também a história do Dr. Charlot que abusa das condições mentais do Ber-lim perante uma audiência de médicos e curiosos. Contém várias histórias, retalhos de um mundo mitológico criado pelo autor. Diferente de tudo o que possas ter lido até agora. 

 

As personagens cruzam-se, as histórias puxam-nos para um ambiente terrível. Gonçalo M. Tavares é por considerado por muitos o melhor escritor da actualidade em Portugal. Tem a mestria de criar, de dominar e surpreender com os seus livros. Nunca saí de um livro dele cheia de certezas, pelo contrário. Desassossega, cria dúvidas.Há sempre um desconforto de estar a ler algo superior à minha bagagem como leitora. 

 

Não sei se será o livro indicado para começar a ler este autor. Acho que escolheria outro. No entanto, este mostra tudo o que o escritor reúne nos outros livros. A escrita dele está entre a simplicidade e a complexidade. São sempre livros que nunca nos disseram tudo e merecem releituras. Acredito sinceramente que os seus livros transformam-se a cada leitura.

 

Recomendo.  

 

(livro cedido pela editora)

1 comentário

Comentar post