Publicado em 21 comentários

A Senhora da Magia | Marion Zimmer Bladley

IMG_7240.PNG

 

No Goodreads

Minha pontuação: 5*

 

O objectivo deste texto é escrever a minha experiência enquanto leitora da série As Brumas de Avalon, da autora norte-amerina Marion Zimmer Bladley. Pretendo escrever um texto para cada volume, são quatro. Em dois dias li o primeiro volume: A Senhora da Magia. Preciso de partilhar o que senti. Não quero contar a história, nem detalhes da história. Existem inúmeros textos na internet sobre o assunto. Só quero conversar um pouco sobre este livro. Quem nunca leu e pretende ler um dia, recomendo que não leia este texto.  

 

Começo por contar que já tinha lido o primeiro volume há dois anos. Como faz parte dos meus planos ler a série completa este ano, decidi reler este para posteriormente ler os seguintes. Acreditam que esta releitura foi uma experiência totalmente diferente? Exactamente! Foi estrondosa. Como se a minha mente acordasse para magia de Avalon pela primeira vez.

 

Esta história, como a maioria sabe, conta a história do Rei Artur do ponto de vista das mulheres. Enaltece a força feminina e realça a importância que tiveram na história. São personagens maravilhosas e encantadoras. Sem excepção. Marion conseguiu criar personagens complexas e fortes. Diria, inesquecíveis. A magia ao lado do mundo comum torna o romance mais interessante. 

 

Sofri com a Igraine, por causa do seu casamento encomendado e infeliz. Não odiei Morgause, pelo menos por enquanto. Adorei os pensamentos e fraquezas da Morgaine. Aposto que irá tornar-se numa mulher fascinante, cheia de força. Viviane é a minha preferida neste livro. Por várias razões. É ambiciosa e poderosa. Apesar dos seus defeitos, conquistou-me. As mulheres dominam esta história. 

 

As minhas cenas preferidas foram: o reencontro entre Igraine e o Rei Uther. Foi tão empolgante ver consumado aquele amor; a chegada a Morgaine às terra de Avalon e toda a experiência como aprendiza; o ritual que uniu Morgaine e o Arthur. Esta cena é tão bonita; o final é maravilhoso, deixa uma nuvem de mistério no ar para o segundo volume. 

 

Liguei-me aos personagens e não vejo a hora de agarrar no próximo livro. Fico tão feliz por saber que ainda tenho mais três livros, excluindo os outros livros publicados que não pertencem a esta série. Mas estão de alguma forma ligados. Nunca fui uma grande leitora de livros de fantasia, apesar de ter sido um livro de fantasia o causador da minha primeira e infinita paixão pelos livros (A História Interminável, de Michael Ende). Se calhar, gosto mais do género do que pensava. Os livros da Marion Zimmer Bladley são únicos, abordam assuntos que me deixaram extremamente interessada: maternidade, papel da mulher, religião, luta pelo poder, natureza, beleza, amor, família, magia… 

 

Adoro quando sou surpreendida pelos livros que surpreenderam vários outros leitores. Sei que os livros da Marion Zimmer Bradley fazem parte do imaginário e da adolescência de muitas pessoas. Arte intemporal. Felizmente, ainda fui a tempo. 

 

Quando digo que existe um tempo certo para cada livro, digo-o com toda a certeza. 

 

Duas horas para escrever este texto e ainda tenho a sensação que não disse tudo.

21 comentários em “A Senhora da Magia | Marion Zimmer Bladley

  1. Eu adoro os de fantasia e ainda não li nenhum da Marion e nem o História interminável, o que é uma falta. Mas quero ver se leio este ano 🙂 Gostei da critica!

  2. Eu não gosto de livros de fantasia.
    Mas as Brumas de Avalon pertencem aos meus livros preferidos de sempre!!!
    São, de facto, espetaculares! E quase me deixaste com vontade de os reler outra vez! 🙂

  3. Adorei, são uns dos meus livros favoritos. Gostei tanto que depois li quase as obras todas da Marion.
    Já os li há mais de dez anos pelo que fiquei com vontade de os reler. Acho que os vou buscar a casa da tia 🙂

  4. Fico muito contente por teres gostado =)
    E porquê? Porque As Brumas de Avalon são os livros que marcaram o meu gosto pela leitura e pela fantasia, já há uns 20 anos =D
    Beijinhos

  5. sabes que esta saga faz parte dos livros que mais vezes li, pertence ao top 5 dos meus livros preferidos de sempre? sou completamente apaixonada por esta história e, por causa dela, tenho os livros todos da autora. E sabes que os livros que se passam antes da Senhora da Magia, onde é contada a história de Avalon, também são muito bons mas não com a intensidade destes. Acho que 5 estrelas é pouco, muito pouco para estes livros…

  6. Quais são os teus preferidos?
    Lê estes, são óptimos.

  7. Eu também não sou grande leitora de livros de fantasia, mas estes são especiais.

  8. Este ano estou a programar-me para ler todos os livros da autora que tenho em casa.

  9. 🙂 Adorei e estou completamente fascinada.

  10. Uau, parece que vamos ter algo em comum em relação a estes livros. Também tenho vários livros dela, já sabia que se passavam antes mas mesmo assim preferi ler as brumas em primeiro. Estou apaixonada.

  11. De fantasia? Ui tantos! Game of Thrones li os todos, Senhor dos Aneis, acho em mais lindo que o filme, mas óbvio são coisas completamente diferentes. A triologia do Inkheart, se bem que ainda não li o ultimo livro falta me esse. Mais… Harry Potter, Acacia, entre outros. Colo com aqueles livros de bolso de ficção cientifica antiga. Depois tenho aqueles clássicos, por exemplo Sandokan que li no ano passado e gostei muito. Fiquei fã! Mas da Marion ainda não li nada mas já ando há anos literalmente para ler.

  12. Guerra dos Tronos li os de livros o ano passado. Adoro. Harry Potter só li os dois primeiros. Adoro. Se calhar gosto mais de fantasia do que suspeitava.

  13. Eheheh 🙂 De ficção há livros bem interessantes, na minha opinião. E por vezes criam-se lá teorias, de ficção, mas que no fundo não estará muito diferente da realidade.

  14. Comecei ontem mesmo a ler este livro, a conselho da Magda e ainda me estou a tentar enquadrar na história, com este texto fiquei ainda mais ansiosa de devorar o livro 🙂

  15. É daqueles casos em que não consigo dissociar a vida da obra. Marion Zimmer Bladley é carta fora do meu baralho.

  16. Porque ela e o marido eram predadores sexuais de crianças.

  17. Não fazia ideia. Nunca li ou ouvi algo sobre o assunto.

  18. Posso dar-te alguns links e até te posso dar as transcrições de depoimentos dela. Mas são tão nojentos que não recomendo a leitura a uma mãe de crianças pequenas.
    A própria editora e a autora que continuou uma saga se demarcaram da autora e dos livros passando a doar as receitas para instituições que trabalham com vítimas de crimes sexuais.

  19. Estou perplexa. Vou pesquisar sobre o assunto.
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.