Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

amulherqueamalivros

Qua | 18.03.15

A Vida do Livreiro A.J. Fikry | Gabrielle Zevin

Cláudia Oliveira

18057178_R2ZzN.jpeg

 

capa-O-LIVREIRO-A-J-FIKRY-editora-paralela.jpg

 Ouvi falar muito deste livro nas redes sociais (sobretudo Youtube). Tinha curiosidade por causa do título. Livros sobre livros, não há como resistir. 

18035977_Q0lU6.jpeg

 Conta a história do livreiro rabujento A.J. dono de uma livraria em Alice Island. Um dia ele encontra uma criança com dois à porta da sua livraria com um bilhete e um peluche. Isso vai mudar a sua vida. 

 

18036000_UohtA.jpeg

 Achei a escrita da Gabrielle Zevin bastante acessível, fluida e com encanto. Porém, a história desenrola-se sem muitas surpresas depois do encontro do livreiro com a bebé.  

18036020_i5ToM.jpeg

 

Gostei do livro, sobretudo quando o livreiro discute sobre literatura e os seus gostos. Os personagens são engraçados, mas mais do mesmo. Nada de surpreendente, excepto a Maya. É uma bebé cativante, mais tarde evolui, torna-se numa adolescente inteligente. O livro lê-se muito rápido, pela simplicidade e graça. A história daria um filme típico de sessão da tarde. Com romance à mistura e pouca profundidade. Gostei de ler este livro, foram momentos agradáveis e só por isso valeu a pena. 

Tem várias indicações literárias. E frases bonitas. Exemplo:

“Eu gosto de conversar sobre livros com pessoas que gostam de conversar sobre livros. Gosto de papel. Gosto da textura e gosto de sentir o livro um livro no bolso. Gosto do cheiro de livro novo também.”

“Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo.”

“Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós. Não estamos sós. Minha vida está nestes livros. Leia estes livros e conheça meu coração. Não somos como romances. Não somos como contos. No fim, somos como obras selecionadas.”

O que não gostei? Da mudança drástica que o livreiro sofreu em poucas páginas. Achei muito improvável e pouco coerente. E o final. Acho que alterou a mensagem transmitida de esperança ao longo do livro para algo triste e sem escape. 

O livro não está traduzido em Portugal, li o e-book no Kobo. 

 

18057195_aLLze.jpeg

 3 estrelas.