Publicado em 17 comentários

Clube dos Clássicos Vivos | Moby Dick, de Herman Melville

 Moby Dick illustration by Max.

 

A votação terminou dia 25 de Julho.
Venceu o clássico Moby Dick, de Herman Melville.

Leitura: mês de Agosto
Discussão: de 1 de Setembro a 14 de Setembro (todavia, podem deixar os/o vossos/vosso comentários/feedback neste grupo ao longo da vossa leitura noutro topic que entretanto vou abrir).

Para já gostaria de saber quem vai participar na leitura conjunta deste gigante da literatura e quais são as vossas perspectivas.

Entretanto já comprei o meu exemplar, chega esta semana. Capa dura, aparentemente uma edição muito cuidada. Era para comprar a edição da Relógio d’ Água, mas optei por poupar 17.50€. Estou entusiasmada com esta leitura, com o Clube dos Clássicos Vivos no geral. Tentei ler este clássico quando era muito nova numa edição da biblioteca local, mas desisti devido à densidade da obra. Tem muitos pormenores relativos à caça de baleia. Espero que os restantes participantes estejam também entusiasmados e mergulhem nesta leitura com vontade. 

 

17 comentários em “Clube dos Clássicos Vivos | Moby Dick, de Herman Melville

  1. Já criei uma conta GoodReads e já pedinchei o meu bilhete de entrada.

    Há anos que tinha o Moby Dick na minha lista de livros a ler, mas estou com algum receio que o Agosto seja apertado porque comecei agora o Wolf Hall (658 pgs.).

    Mas como resistir? A caça ao cachalote também faz parte da nossa história e por isso a tentação é ainda maior.
    No que respeita a expectativas, o primeiro parágrafo é um bom indicador de uma leitura fluída e uma “voz” muito interessante. Eu gosto deste Ismael. Porém, também já li que há secções que são tão pormenorizadas (e chatas) na descrição da caça/pesca, instrumentos, barcos e há uma enorme tentação em saltar pequenos trechos de texto.

  2. Estou muito ansiosa para lê-lo 🙂

  3. Acredito que existam vários trechos chatos. Eu também gosto do Ismael, parece ser um bom contador de história. Já aceitei a entrada no goodreads. Espero que goste e que o tempo seja suficiente para ler os dois livros.

  4. Bom, parece que vou ter de ir à livraria!!! Fiquei entusiasmada! Será que a FNAC ou a Bertrand também tem alguma edição em capa dura???

  5. A da Relógio D’Água. Comprei a metade do preço na FLL do ano passado ou de há dois anos, já não sei ao certo. Depois mostra a tua, quando chegar 🙂

  6. Não encontrei nada na Fnac do Colombo. Não vi em sites online nenhuma edição de capa dura. A única edição que vi disponível é da Relógio d’ Água e é capa mole. A minha edição faz parte daquelas colecções que costumavam sair com o jornal/revistas. Não sei se encontras no olx ou bibliofeira à venda.

  7. Obrigada. Posso não terminar no prazo, mas certamente que terminarei.

  8. Olá Claúdia,

    ainda vou a tempo de me inscrever? Tenho o livro há imenso tempo, mas nunca o li. Esta parece-me a altura ideal e com o mote da leitura conjunta será muito mais interessante. A minha edição é de uma colecção de clássicos do Público que saiu há muito tempo. Tenho a colecção toda, mas confesso que ainda só li o Último Moicano.

    Parabéns pela iniciativa, acho-a muito interessante.
    Beijinhos,
    Maria João

  9. Sim, claro, basta entrares no Grupo no Goodreads e deixares lá a tua intenção em ler a obra em conjunto. Fiz um topic no forum de discussão para saber quem vai participar.

  10. Olá Cláudia
    Tenho este livro na estante há uns anitos mas nunca tiva coragem para lhe pegar. Vou aproveitar este incentivo 🙂

  11. Olá,
    Boa leitura:)

  12. Olá!
    Já tenho a obra pronta a ler, emprestara-me o livro, sempre sai mais barato, é uma edição da Publico. Fiquei boquiaberto ao ver o tamanho do livro, mas ao ler a primeira frase fiquei com curiosidade: “Chamo-me Ismael.”.
    A ver se termino o livro que estou a ler até Agosto, acho que não, mas pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.