Trago dicas preciosas para te motivar a ler mais este ano. Está na hora de pegares naquele livro que está a ganhar pó na estante e cumprir a promessa de ano novo: ler mais. Espero que as minhas dicas para leres pelo menos 25 livros ajudem os leitores mais desmotivados. Aproveita o inicio deste ano para organizar o teu tempo, definir objetivos e não deixes que essa motivação desapareça.

 

Lembrando que este número é simbólico. Podes ler um, dois, dez, o que quiseres. São apenas dicas de motivação para leres mais este ano. Este texto é para quem precisa de motivação extra para agarrar num livro.

 

 DICAS DE MOTIVAÇÃO PARA LERES MAIS EM 2020

 

Diminuir o tempo que vês Netflix

A Netflix é um vício, concordas? Para ler mais é preciso alterar o hábito de ver televisão pelo hábito da leitura. Também podes fazer as duas coisas se resistires a mais um episódio da tua série preferida. Em vez de dez episódios, vês um ou dois ao longo de toda a semana ou também podes escolher um dia da semana para maratonar séries e leres um bocadinho todos os dias.

Estabelecer um número de páginas por dia

Conforme o teu ritmo de leitura podes escolher um número mínimo de páginas lidas por dia. Imagina, se um livro tem 200 páginas e se leres 20 páginas por dia consegues terminar o livro ao fim de dez dias, o que significa que consegues ler pelo menos 2 livros por mês e 24 no final do ano.

Ler livros pequenos

Ler livros com 200 páginas no máximo motiva o hábito da leitura. É mais estimulante para criar o hábito da leitura conseguir finalizar uma leitura. O hábito de leitura cria-se com pequenos passos. Com capítulos curtos a leitura voa e quando dás por ti estás no fim.

Escolher o género literário certo

Existem imensos. Policial, fantasia, romance histórico, romance contemporâneo,… Podes perceber através das tuas séries preferidas. Imagina que adoras ver séries relacionadas com crimes, se calhar vais adorar ler um thriller.

Comprar livros

Visita o site da WOOK e compra um livro novo. Um livro novo quando chega a casa dá sensação de conforto e traz consigo a vontade de ler. O cheiro a papel tem uma magia qualquer. Quando leres o livro, compra outro. Não acumules livros por ler na tua estante porque isso pode causar alguma ansiedade.

Criar uma conta no GoodReads

É extremamente motivador veres as leituras de outros leitores. Teres um desafio de leitura pode ser a chave para a tua motivação. Este ano decidi que vou ler 52 livros ao longo de 2020. Se quiseres, segue-me por lá. Podes clicar AQUI.

Ver canais literários

Quando comecei a ver canais literários passei a ficar super entusiasmada em trazer conteúdo sobre livros. Não passei a ler mais, mas passei a expandir o meu gosto literário e a experimentar novos géneros. Existem dezenas de canais que podes escolher. Experimenta pesquisar no YouTube o título do último que gostaste muito de ler. O meu canal é este, CLICA AQUI. Se subscreveres o canal e activares as notificações recebes sempre a notificação quando sai um vídeo novo.

Ler eBooks

Experimenta instalar a aplicação Kobo no teu telemóvel ou tablet e ler um eBook nos momentos de espera. Quando lia eBooks lia muito mais rápido porque podia levar calhamaços comigo. Não precisas de ter um Kobo para teres a aplicação.

Anota as tuas leituras num caderno

Esta dica é mais para quem usa um Bullet Journal ou adora cadernos.

Lê sempre que tens um tempo livre

Esta deves estar fartinha de ouvir por aí. Mas a verdade é que tu és responsável pelo teu tempo. Transportes sao os melhores amigos.

Estar sempre actualizado em relação as novidades no cinema

Sempre que vai estrear um filme que tem um livro publicado, a vontade de o ler antes de ir ver o filme é maior. O mesmo para as séries.

 

saldos-billboard