Como pertencer a um clube literário

 

Alguma vez sentiste falta de conversar com outros leitores? Alguma vez tiveste vontade de participar num encontro literário muito ao jeito do filme O Clube de Leitura de Jane Austen (2007)? Se sim, tenho duas sugestões de clubes literários para ti.

 

O Clube dos Clássicos Vivos foi criado há cinco anos, no Goodreads, com encontros presenciais de dois em dois meses. Ideia que nasceu da minha necessidade em partilhar com outros leitores a minha maior paixão, os clássicos literários. Para não os deixar morrer, este grupo lê um clássico ao longo de dois meses, discutindo por escrito no tópico correspondente do Goodreads. A escolha é feita através de uma votação com cinco ou seis títulos entre o dia 20 e 25. Sendo anunciado o título vencedor no dia 25. Neste momento está a decorrer uma nova votação. Estamos a escolher o livro dos meses de Março e Abril.

 

Para pertenceres ao Clube dos Clássicos Vivos podes ir através deste link: AQUI.

 

Depois do teu pedido ser aceite, podes votar no clássico e participar em todas as discussões. Mas claro, também podes ir aos encontros literários. Os encontros não têm um lugar definido e são anunciados com antecedência. O primeiro deste ano foi no Carregado , numa esplanada dentro do Centro Comercial Campera. Já fizemos encontros em Leiria, Porto, Feira do Livro, Óbidos, etc…

 

O próximo será no dia 16 de Março, nos Jardins da Gulbenkian. Para além da discussão do Admirável Mundo Novo (compra aqui), vamos fazer um piquenique e uma troca de livros usados. Cada membro pode levar um docinho e um livro usado para trocar mais tarde entre todos os outros membros. Também haverá um sorteio surpresa de clássico. Só motivos fantásticos para ires! Para não falar dos membros, só malta porreira. As discussões são feitas de forma leve e animada. Não tencionamos analisar as obras, é uma conversa informal entre amantes da literatura.

 

O outro clube literário chama-se Net Book Club e acontece no Instagram. Criei este clube porque queria sentir-me mais próxima dos leitores que seguem a minha conta @amulherqueamalivros.pt. Podes visitar o perfil do clube em @_netbookclub_. As regras são simples, todos os meses há uma votação durante 24 horas nos stories do Instagram entre dois livros. Livros esses que são novidades literárias sugeridas pelos membros.

 

No final de cada mês, no último fim de semana (antes era no terceiro fim de semana, vou alterar), acontece um directo nos stories para discutirmos a obra. Eu entro em directo, em vídeo, e abordo várias questões em relação ao livro. O directo é dividido em três partes. A primeiro, onde falamos sem spoilers. A segunda, com spoilers. Por fim, a terceira, anuncio os livros da próxima votação ou peço sugestões. Os comentários dos outros membros é feito através dos comentários. E o directo fica guardado por 24 horas, caso queiras assistir mais tarde.

 

Este fim de semana, no sábado, pelas 15 horas, vamos conversar sobre o Vox (compra aqui) O livro de Março é Imortalidade, de Rachel Heng (compra aqui). Um livro espetacular, já na segunda edição. Fica desde já o convite para participares.

 

Pode também gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.