Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

amulherqueamalivros

Banner billboard da campanha 50% desconto desenvolvimento pessoal
Qui | 01.11.18

Como preparar os objetivos para 2019 | Especial Desenvolvimento Pessoal e Organização

Cláudia Oliveira

IMG_20181101_114147_601 (1).jpg

 

 
Como preparar o ano seguinte? Com tempo, sobretudo com tempo e noção dos nossos limites. É mais eficaz quando te dedicas a planear bem o que pretendes fazer no ano seguinte.
 
 
Encontrei ao longo dos anos muitas técnicas que me facilitaram em atingir as minhas metas. A concretizar em vez de me lamentar com falta de tempo.  Serviu para eu focar e levar até ao fim as tarefas a que me propunha. Quando me perguntam, como é que consigo fazer tantas coisas, eu sei que parte se deve à minha determinação, mas outra parte é à minha organização. Com o tempo, criei hábitos de uma pessoa organizada. Com o tempo, também consegues. Tens é de começar. 
 
 
A proposta de hoje é partilhar quatro pequenos passos para preparar o ano seguinte. São tarefas simples que qualquer pessoa pode fazer. São os passos que eu uso e funcionam comigo. Não deixes de planear os teus objetivos, se queres focar a tua mente em atingir os resultados. 
 
 
Anotar tudo!
 
Existem inúmeras opções. Agenda, bullet journal, Evernote, caderno simples, etc...  Tens realmente de passar tudo para algum lugar. Seja em papel ou no computador. Sempre me dei bem com bullet journal, mas no próximo ano optei por uma agenda. Com as características necessárias para concretizar os meus objetivos. Ajusta à tua realidade e escolhe a melhor opção para ti. Precisar realmente de anotar tudo e ter por perto esse registo. 
 
 
Traça objetivos anuais, metas mensais e semanais, tarefas diárias
 
Traça objetivos para 2019 que sejam realizáveis. Com o decorrer do ano, define metas para cada mês. Para as semanas, escolhe uma ou duas metas. E todos os dias traça três tarefas. É importante definir vários objetivos e separar por meses, semanas e dias. Quando fazes apenas a lista anual, ao longo do ano acaba por se perder e o foco desaparece. É bom que essa lista geral do ano esteja num lugar para consultares facilmente. Eu tenho sempre junto do meu bullet journal ou agenda. 
 
 
Escolhe a palavra do ano
 
Essa palavra irá representar o teu ano, irá ajudar-te a manter um caminho e foco ao longo de 365 dias.  Podem ler AQUI como fiz para 2018. Já tenho a palavra de 2019 escolhida, irei partilhar convosco no inicio de janeiro.  
 
 
Tira uma ou duas semanas para refletir
 
É importante deixar de lado as influências e perceber quais são as tuas necessidades. O que faltou em 2018. Escreve tudo o que te vier à cabeça e começa a definir o que esperas de 2019. É muito importante tirares algum tempo para estares conetado contigo. Precisas de escutar o teu coração, fazer uma profunda reflexão do que precisas melhorar ou mudar. Com o ruído das redes sociais não é possível.