Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

amulherqueamalivros

Qui | 21.06.18

CONFIA | SOFIA RIBEIRO

Cláudia Oliveira

InShot_20180621_171001216.jpg

 

Li este livro muito rapidamente. Parecia que estava a ler um blog escrito por uma figura pública, mas desta vez alguém muito genuíno e sem problemas de expor as suas fragilidades. A Sofia Ribeiro teve cancro na mama e conta neste livro todo o processo. Mas começa pela infância difícil, pela forma como batalhou e conseguiu um papel nos Morangos com Açúcar. 

 

Depois livro ganha um tom mais sério, entre muito trabalho, durante um jantar comenta que sente um caroço na mama e a Vanda, mulher do Esparteiro, sugere um médico. A Sofia acaba por ir ao médico e fazer exames.Descobre assim que tem cancro, a forma como o seu mundo é extremamente abalado. Revela quem foram as primeiras pessoas a saberem e como o jornal Correio da Manhã descobre a notícia e sem falar com ela decide fazer uma capa sobre o assunto. Não imagino a dor de ver divulgada a privacidade numa situação to delicada, mas é extremamente angustiante ver o outro lado do mundo cor de rosa. 

 

A Sofia estava a começar a gravar uma nova novela e ia mudar o destino de outros actores para começar o tratamento. De forma geral, todos foram compreensivos, mas também passou por situações muito ingratas de falta de sensibilidade dos outros. A actriz fala de forma muito sincera sobre o que foi escrito na impressa sobre ela, comentários bons e maus. Mas este livro tem uma forte energia positiva, apesar de tudo. 

 

É uma linda forma de manifestar a gratidão pelos seus amigos sempre presentes. E eu acredito que ela teve rodeada dos melhores. Nas situações mais difíceis conseguimos ver quem é verdadeiramente nosso amigo. E a amizade foi um ingrediente importante em todo o processo. A Sofia, assim como todas as mulheres que passam por isto, são umas guerreiras. Este livro traz uma mensagem de confiança e esperança. Gostei muito. Recomendo também, claro.