Conselhos para manter um blog

 

 

Ter um blog e manter um blog não é tarefa fácil. Sobretudo se queres traduzir o teu blog em algo profissional e transmitir uma mensagem com coerência e consistência.

 

Hoje em dia criam-se blogs para atingir e chegar a marcas, mas nem todos os blogs atingem as suas metas. E será assim tão importante chegar às marcas? Vamos refletir sobre isso brevemente. Parece que existe uma luta desenfreada pelos números de likes e seguidores. Vale tudo? Não vale. É preciso focar nos princípios e demonstrar isso através da imagem que transmitimos através do blog (ou redes sociais). Não queremos vender o nosso trabalho (nossa alma) por qualquer migalha, não é verdade? Queremos fidelizar um publico que acredite em nós. Não vamos sair a fazer publicidade da marca X, e logo de seguida da marca Y, e tentar convencer os nosso leitores que usamos tudo, que tudo é maravilhoso. Ninguém acredita.

 

Ter um blog pode simplesmente ser uma partilha dos nossos gostos. E está tudo bem. Contam-se pelos dedos os blogues que existem sem uma segunda intenção. Que não passam de amor. No entanto, todos queremos ser lidos. Caso contrário, escrevíamos num papel e guardávamos nas gavetas. Ou, tínhamos um blog privado.  Todos queremos receber algum feedback. E até para isso é preciso alguma dedicação. Os seguidores de um blog não gostam de seguir um blog que nunca é atualizado, que não valoriza quem o segue. Falo nos blogues, mas podia estar a falar de uma qualquer outra rede social (um canal no YouTube, um Instagram).

 

Tenho alguns conselhos para quem quer receber feedback e manter uma actividade regular. Para quem quer tornar o seu blog em algo para além de um simples hobbie. São dicas que uso constantemente e dou às minhas alunas no projeto Organização para Bloggers. É importante trabalhar cada ponto. É isso que estou a fazer com cada blogger neste projeto.

 

Escrevo em blogues desde Dezembro de 2006. 13 anos desta brincadeira que já me trouxe muita coisa boa. Hoje transmito o meu conhecimento a todos os que querem aprender. Pequenas ações que fazem a diferença. Ainda continua a ser mais paixão do que rendimento. Com uma larga diferença. Mas chega um dia que todos queremos ver os esforços recompensados. São muitas horas de dedicação. Por isso, decidi partilhar o meu conhecimento com os outros. As minhas técnicas de organização e planeamento. Ainda estou a trabalhar para trazer um curso melhorado e detalhado. E para isso, preciso das vossas dúvidas. Brevemente, irei juntar algumas perguntas sobre este tema, e responder num post. Se tiveres alguma dúvida, deixa nos comentários.

 

6 conselhos para manter um blog:

Foca nos teus projetos e não nos projetos dos outros

Consistência é a alma do negócio

A tua personalidade é o que irá marcar a diferença

Não esperes atingir tudo o que pretendes do dia para a noite

Reclama menos, faz mais

Planeamento e organização

 

 

irmas-mrec

Pode também gostar de...

6 comentários

  1. Olá!
    Gosto de visitar o seu blog, estas dicas fazem todo o sentido: um blog é como o espelho da nossa personalidade.
    Convido-a a visitar o meu blog, nascido há pouco tempo, dedicado aos meus “amores” de sempre- livros, escrita e ilustração
    acordaescrita.blogs.sapo.pt
    Espero que goste
    Continue o bom trabalho
    bjs
    Olga

  2. Preciosas dicas. Vale escrever num mural para lembrar constantemente, porque acabamos por cometer desvios para atender expectativas dos outros, fora de nossa personalidade. Grato por partilhar tuas ideias! Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.