A IMPORTÂNCIA DE UM BETA READER NA HORA DE ESCREVER UM LIVRO

Sou leitora desde os oito anos, tenho um canal literário dedicado à literatura desde agosto de 2012 e um blog com a mesma temática desde 2013. Sou Beta Reader profissionalmente desde 2015. Resultante de vários pedidos por parte de aspirantes a escritor senti necessidade de dedicar parte do meu trabalho a esta tarefa ajudando assim vários criadores.

Antes de avançar com a prestação de serviços no âmbito da leitura beta realizava esta tarefa por passatempo há cerca de cinco anos. O ano passado precisei de tomar algumas medidas para conseguir dar resposta a todos os pedidos.

Tem sido um trabalho muito gratificante e de muita aprendizagem. Tenho tido contacto com escritores dentro de vários géneros literários com muita qualidade. Fico satisfeita por ver que a escrita em Portugal está bem de saúde e recomenda-se.

Concilio o serviço de Beta Reader com o meu emprego a tempo inteiro e a minha vida pessoal. Estou a tirar o curso online de biblioterapia para adquirir conhecimentos e atingir a excelência na criação de conteúdos e desenvolver novas qualidades. Acredito que podemos atingir aos nossos objetivos através de muita dedicação e trabalho.

Estou disponível para receber o teu trabalho e tratá-lo com profissionalismo. Para mais informações ou esclarecimentos envia-me um e-mail ou uma mensagem em qualquer uma das minhas redes sociais. O serviço tem um custo dependendo do volume de trabalho, das horas dedicadas e das necessidades do aspirante a escritor. Também recebo obras publicadas para análise, opinião e/ou divulgação.

 

DÚVIDAS PERTINENTES

O que é um Beta Reader/ Leitora Beta?

É a primeira pessoa a ter contato com a tua obra/texto. Será a primeira pessoa a criar uma opinião crítica em relação ao teu livro. Pode acontecer durante o processo de escrita ou quando a obra está concluída. Todos podem construir uma opinião crítica em relação ao teu texto, no entanto um Beta Reader tem qualidades indispensáveis para avaliar o teu trabalho. Não sendo um corretor ortográfico é alguém que pode ajudar-te imenso. O foco é a crítica literária. Ele avalia o enredo, as personagens, os diálogos, a estrutura do texto, a criatividade, o desenvolvimento e a profundidade. Vai ao detalhe de todo o processo criativo. Fará um apanhado de tudo o que é necessário para melhorar o teu trabalho. Um Beta Reader é essencial para atingir a excelência.

Nada define a forma como o Beta Reader apresenta os resultados ao escritor. Cada Beta Reader tem a sua forma de trabalhar de acordo com a sua experiência. Necessita de ser acordado entre o leitor beta e o escritor antes de avançarem para a análise do texto, adaptado de acordo com as necessidades do escritor.

Um Beta Reader é essencial para o escritor estar preparado para receber críticas sobre o seu texto. Mais tarde ou cedo isso vai acontecer, não é verdade? Se o livro está a ser escrito e existir uma necessidade de encontrares a voz narrativa ou de uma opinião imparcial procura um Beta Reader.

Para o trabalho do escritor não ficar comprometido de nenhuma forma o Beta Reader precisa de algumas qualidades indispensáveis. Na hora de escolher a primeira pessoa para entregar o texto tenha em conta alguns pontos. Ele vai ajudar a lapidar o texto antes do restante processo para (auto) publicação. Também te pode orientar ou dar alguns contatos. O escritor precisa de ter cuidado e ser seletivo na hora de escolher o seu Beta Reader. É o seu trabalho e dedicação entregue nas mãos de outra pessoa. Pede já o teu orçamento.

Não é trabalho do Beta Reader escrever a obra, nem ajudar no processo de publicação. Orienta, avalia, aconselha. No meu caso, também ajudo na divulgação através das minhas redes sociais.

Quais são as qualidades de um Beta Reader/ Leitora Beta?

Confiável

Precisa de ser alguém em quem confies. Saibas à partida que não vai usar o teu texto de forma leviana ou divulgar o teu trabalho sem o teu conhecimento. Precisas de estar descansado para enviar o teu texto e ter uma relação baseada em confiança para trabalharem em conjunto.

 

Imparcialidade

Para teres uma opinião sincera precisas de alguém imparcial a ler o teu texto. Precisas que o Beta Reader não tenha receio de transmitir a sua opinião e dizer-te tudo o que pensa sobre o teu trabalho. A imparcialidade é bastante importante no trabalho de um Beta Reader para o resultado final ser o mais satisfatório possível. A imparcialidade constrói uma opinião sincera e atinge melhores resultados.

Experiência

Para um Beta Reader adquirir mais experiência necessita de muito contato com textos e processos criativos. Os conhecimentos adquiridos partem de muita leitura e uma visão critica. É alguém que lê bastante, conhece a estrutura de um romance assim como as qualidades de um bom desempenho criativo.

Disponibilidade

O processo criativo é alguém que requer tempo e dedicação. Para um resultado melhor o Beta Reader precisa de estar disponível para o escritor sempre que necessário. Tem de ser uma pessoa organizada e preparada para formar uma visão crítica sobre todo o texto. Tem de ter tempo para esmiuçar cada detalhe do texto apresentado.