Recentemente ouvi alguém dizer, “não é difícil ler Faulkner, difícil é ler Saramago“. Concordam?
16 Replies to “Curtas”
Para mim, é mais dícil ler Faulkner por causa das mudanças entre vozes e contextos temporais. Mas sou suspeita porque não acho que Saramago seja de difícil leitura, de todo. Sei que há quem ache difícil a forma como apresenta o texto, a pontuação, etc…, mas sempre considerei que isso é a musicalidade da obra e bastam umas páginas para me habituar à candência. Eu acho que isso sempre acontece quando mudamos entre autores ou géneros, há sempre umas páginas de “habituação”.
O “Som e a fúria” está na lista de “para quando tiver coragem”. Peguei nele há mais de 1 década e desisti. Aliás, os autores do modernismo são os que mais dificuldade tenho de ler. Mas planeio voltar a ele 😉
Vou reler Faulkner e logo digo. Saramago não o acho difícil, penso que requer concentração, talvez seja mais isso. Quanto a Lobo Antunes só é difícil – não sei se será a palavra indicada – de ler agora; os primeiros livros, são bem “legíveis”
Não consigo perceber como é que alguém acha ler Saramago difícil (sei que não é o teu caso). Quem acha dificil ou desistiu ao fim de 5 minutos ou então não sei, porque Saramago é comparavel a uma mulher na cama com um negro, só custa a entrar mas ao fim de uns minutos não querem outra coisa.
Olá Cláudia já sigo o blog há bastante tempo mas só hoje comento, porque a mulher que ama os livros tem que ler O som e a Fúria. Dos melhores livros que li e não, nao achei difícil de ler.
Para mim, é mais dícil ler Faulkner por causa das mudanças entre vozes e contextos temporais. Mas sou suspeita porque não acho que Saramago seja de difícil leitura, de todo.
Sei que há quem ache difícil a forma como apresenta o texto, a pontuação, etc…, mas sempre considerei que isso é a musicalidade da obra e bastam umas páginas para me habituar à candência. Eu acho que isso sempre acontece quando mudamos entre autores ou géneros, há sempre umas páginas de “habituação”.
Faulkner influencia Lobo Antunes, não Saramago. É difícil ler Lobo Antunes.
Faulkner nunca li, mas não acho Saramago assim tão difícil: é uma questão de hábito. Há autores que já me fritaram muito mais o miolo xD
Tenho imensa curiosidade em relação a Faulkner. Cada vez mais.
Obrigada pela informação.
Também não acho difícil.
O “Som e a fúria” está na lista de “para quando tiver coragem”. Peguei nele há mais de 1 década e desisti. Aliás, os autores do modernismo são os que mais dificuldade tenho de ler.
Mas planeio voltar a ele 😉
É por esse que pretendo começar. Talvez para o ano, com muita calma.
Vou reler Faulkner e logo digo. Saramago não o acho difícil, penso que requer concentração, talvez seja mais isso.
Quanto a Lobo Antunes só é difícil – não sei se será a palavra indicada – de ler agora; os primeiros livros, são bem “legíveis”
Não conheço o outro escritor, mas para mim Saramago não é difícil… leva o seu tempo a gostar e a perceber… mas difícil não é
Exactamente o que eu ia escrever.
Também não acho Saramago difícil. Adoro-o e acho de fácil entendimento.
Lobo Antunes li Os Cus de Judas e achei fácil mas os livros mais recentes não.
Concordo.
Não consigo perceber como é que alguém acha ler Saramago difícil (sei que não é o teu caso).
Quem acha dificil ou desistiu ao fim de 5 minutos ou então não sei, porque Saramago é comparavel a uma mulher na cama com um negro, só custa a entrar mas ao fim de uns minutos não querem outra coisa.
Eu consigo perceber, existe uma estranhamento inicial. Em algumas obras.
Que comparação estranha…
Olá Cláudia já sigo o blog há bastante tempo mas só hoje comento, porque a mulher que ama os livros tem que ler O som e a Fúria. Dos melhores livros que li e não, nao achei difícil de ler.