Publicado em 5 comentários

Ensaios sobre Fotografia | Susan Sontag

IMG_8002.PNG

 

No Goodreads

 

Minha pontuação 3*

 

 

Este livro é um conjunto de textos onde a fantástica autora Susan Sontag questiona o papel da fotografia na sociedade. Quem gosta do assunto vai adorar o livro. Pessoalmente, queria conhecer a escrita da autora, então escolhi este livro para o primeiro contacto. Nunca pensei que houvesse tanto para dizer sobre a importância da fotografia na sociedade.

 

 

“…as fotos são uma interpretação do mundo tanto quanto as pinturas e os desenhos.”

 

 

A fotografia como uma forma de expressão. Ler este livro mudou o meu olhar sobre o acto de fotografar . Fez-me reflectir. Na forma como usamos a fotografia em viagens, festas, na vida social e não só. Actualmente é um acto tão banal que dificilmente reflectimos com profundidade sobre a importância de uma fotografia no pano cultural, jornalístico ou como arte.

 

 

“O tempo de leitura de um livro depende do leitor, o tempo de assistir a um filme é determinado pelo cineasta, e as imagens são percebidas como rápidas ou vagarosas apenas de acordo com a sua edição… A vida não são detalhes significativos, instantes reveladores, fixos para sempre. As fotos sim.”

 

 

Confesso que em alguns momentos da leitura senti-me perdida. Não entendi algumas referências, nem expressões técnicas. No entanto, valeu a pena ler o livro. A autora escreve muito bem, toca em assuntos pertinentes (e esquecidos). Faz o leitor reflectir constantemente e consegue surpreender. Quero ler mais livros de Susan Sontag.

 

 

Um livro que recomendo especialmente para quem gosta de fotografia.

5 comentários em “Ensaios sobre Fotografia | Susan Sontag

  1. Está na minha lista de livros pendentes… quero muito ler porque adoro fotografia!

  2. Ando bem curiosa para ler algo dessa autora. Não tinha cogitado começar por esse, mas parece interessante. Adorei a citação! 🙂

  3. Assim como a citação que coloquei, ela tem imensas citações maravilhosas.

  4. Eu tive que usar esse livro no TCC do meu curso.
    É incrível a visão que ela tem sobre o assunto ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.