Publicado em 1 comentário

LER O SILÊNCIO (desafio literário)

Olá leitores!

Hoje venho partilhar o meu primeiro novo desafio literário de 2021. Já tinham saudades de um desafio literário com uma lista literárias gigante? Cá está! Chama-se “Ler o Silêncio” e tem como objetivo: ler livros que tratem ou abordem a questão do silêncio.

Ler é um ato de silêncio. Aliás, muitas pessoas nem sequer conseguem ler com barulho à sua volta. O silêncio é cada vez mais importante. Eu sinto isso. Tenho cada vez mais a necessidade de deixar o ruído, de me entregar ao silêncio. Eu acho que tive sempre uma relação estranho com o ruído. O ruído incomoda-me bastante. Não gosto de ligar a televisão quando estou sozinha. Sempre fui assim. A minha mãe ficava aborrecida comigo sempre que eu lhe pedia para baixar a televisão na hora que eu precisava ir dormir. Aliás, os barulhos nunca me deixaram dormir.

Recentemente, partilhei no Instagram que tinha aberto um ginásio debaixo da minha casa e o som era insuportável porque ouvia tudo dentro do meu quarto, sala, qualquer divisão. Os vizinhos de cima também fazem bastante ruído (inclusive festas regularmente) de madrugada.

Eu adoro o silêncio. Estou a desabafar isto enquanto mãe de 4 crianças, cheias de energia. Imaginem só. Tive de aprender a lidar com o barulho. A conseguir ler, estudar, dormir e até relaxar no meio do caos. Apesar de adorar ler quando eles vão dormir, também ganhei um enorme poder de concentração.

Vou confessar uma coisa, tinha medo do silêncio. Tinha medo do que me podia dizer. Durante muitos anos foi assim, detestava estar sozinha, mas aprendi a conviver comigo mesma. E cresci muito com o silêncio. Comecei a notar o meu maior interesse em relação ao silêncio dentro da literatura quando o mundo precisou de se isolar dentro de casa. E eu percebi que o silêncio era cada vez mais raro. Digital, televisão, caos. A minha mente começou a ficar cheia de informações, passei a ter dificuldades em dormir, passei a ter várias tarefas todos os dias, e pouco silêncio.

Daí nasceu este projecto: ler o silêncio.  Quero entender melhor o poder do silêncio, o impacto do desaparecimento do ruído e os vários elementos dentro da literatura.  Quero despertar o meu olhar, quero encontrar respostas, quero explorar o som dentro dos livros. E aprender, sempre!

Fiz uma lista literária com vários títulos para acompanharem se quiserem. Será um desafio literário pessoal, mas toda a gente pode pode participar e conversar comigo sobre o assunto. Pretendo ler estes títulos (já li alguns) e pesquisar mais livros. Se souberes de algum, partilha comigo.

 

LISTA LITERÁRIA: LER O SILÊNCIO

O Silêncio, de Don DeLillo (comprar livro)

Silêncio, Shusaku Endo (comprar livro)

Silêncio, Susan Cain (comprar livro)

O Silêncio das Mulheres,  Pat Barker (comprar livro)

Vozes Silenciosas, Torey Hayden (comprar livro)

A Casa do Silêncio, Orhan Pamuk (comprar livro)

Tempo de Silêncio, Patrick Leish Fermor (comprar livro)

No Silêncio de Deus, Patrícia Reis (comprar livro)

Silêncio na Era do Ruído, Erling Kagge (comprar livro)

O Silêncio entre Nós, Abbie Greaves (comprar livro)

Gritos de Silêncio, Casey Watson  (comprar livro)

A Devastação do Silêncio, João Reis (comprar livro)

Companhia Silenciosa, Laura Purcell (comprar livro)

Silêncio dos Inocentes, Thomas Harris (comprar livro)

Outro Silêncio, Alice Ruiz  (comprar livro)

O Silêncio dos Amantes, Lya Luft (comprar livro)

O Eco das Cidades Vazias, Madeleine Thein  (comprar livro)

O Silêncio da Minha Mãe, Lauren Westwood (comprar livro)

O Som da Montanha, Yasunari Kawabata (comprar livro)

 

oportunidade-970x250-billboard

1 comentário em “LER O SILÊNCIO (desafio literário)

  1. Mais uma sugestão:
    The Heart is a Lonely Hunter – Carson McCullers

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.