O Sonho de Amadeo, de Leonardo Costa de Oliveira

O Sonho de Amadeo, de Leonardo Costa de Oliveira, recentemente publicado pela Guerra e Paz foi vencedor do Prémio Revelação Literária UCCLA: CMLisboa: Novas Obras em Língua Portuguesa. O livro foi enviado pela editora

A história começa com a mudança de Amadeo para uma casa que não é habitada há 15 anos. O lugar é calmo e silencioso. Amadeo vê-se confrontado com a sua própria solidão e recordações. Algumas recordações são em forma de sonho. Amadeo parece curioso com o sentido da vida e de alguma forma conformado com a sua própria vida. Escuta os outros, conversa. Questiona-se muito. Questiona os outros. Amadeo tem uma alma melancólica. E eu gostei de conhecê-lo, de passar algum tempo no seu apartamento.

A narrativa é intimista, deixa-nos de alguma forma inspirados. Mostra o banal de forma singela e bonita. É como olhar uma janela virada para um lugar calmo. Durante esta leitura dei passos lentos, observei cada palavra e não houve nenhum capitulo que me fizesse ter vontade de correr. Quis degustar. “É o que fazem as pessoas quando estão no automático, elas apenas andam e não olham para nada.”

O livro surpreendeu-me e deixou-me com a sensação de ter passado por um sonho.

COMPRAR LIVRO

 

livrosdescontos-billboard

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.