Publicado em 11 comentários

Opinião | Becoming – A minha história | Michelle Obama

 

Comprar livro

Objectiva, novembro de 2018

 

Recebi este livro no dia do meu aniversário. Na altura do Natal meio mundo recebeu o livro como presente e acabou esgotado em algumas livrarias online. Lembro-me que o meu marido e os meus filhos saíram de casa para ir até ao Vasco da Gama comprar um exemplar, onde já só haviam sete. Acho espectacular um livro esgotar, é sinal que os livros são vendidos. Mais ainda, sendo uma biografia de uma mulher como Michelle Obama. A ex primeira dama afro americana, uma mulher com um forte poder de comunicação e envolvida em grandes causas humanitárias.

 

O que me fez ler este livro foi a curiosidade. Sendo extremamente curiosa fiquei com a pulga atrás da orelha quando o livro se viu esgotado na maior parte dos sites e livrarias. Quando as listas dos melhores livros saíram esta biografia integrou a maior parte das listas. Incluindo a lista de preferências do Obama, tal como o livro “Uma Educação” que li anteriormente.

 

O livro acabou por ser uma surpresa boa. A linguagem da Michelle é muito acessível e parece que estamos a ouvir uma amiga a conversar connosco. Senti-me sempre ligada à sua história e vibrei com alguns momentos. Mas não terminei a leitura inspirada por ela como seria de esperar. Aliás, a capa anuncia um livro inspirador. Também me senti desiludida com alguns apontamentos relacionados com a sua personalidade. Não esperava uma Michelle tão mimada e carente. Em determinados momentos, ler as suas queixas após algumas descrições de dificuldades de terceiros deixou-me incomodada. Sabem quando uma pessoa se queixa de barriga cheia? Pois bem, Michelle tem de mobilar a Casa Branca mas sente-se entendida com tantos móveis que precisa de escolher. Ou tem um homem bastante activo, mas sente-se sozinha e com o mundo às costas.

As minhas passagens preferidas estão relacionadas com as mulheres e o papel de Michelle como primeira dama. Também adorei ver as suas fragilidades e entender que teve de superar alguns medos para conquistar o seu lugar no mundo da política. Adorei ver a ascensão do seu marido, como entrou na política e como sempre foi um homem muito focado e determinado. Como adora ler, estar sossegado e é um homem inteligente. “O Obama intrigava-me. Não se parece com nenhum dos homens com quem eu estivera envolvida antes, principalmente por ser tão seguro de si. Era abertamente afectuoso. Dizia-me que eu era linda. Fazia-me sentir bem. Para mim, ele era uma espécie de unicórnio.”(p.142)

 

Acho interessante a forma como ela transmite a importância da educação. “Éramos ambos, claro, produtos do modo como havíamos sido criados.” (pág. 172). Apesar das opiniões serem muitas vezes diferentes entre eles, têm uma relação muito forte.  Ficamos a saber que a Michelle quer casar, ao contrário do Obama. No final, Obama pede-a em casamento. Não sendo o pedido mais romântico de sempre, é um momento caricato. Fez-me rir. Michelle tem alguns conselhos matrimoniais para dar neste livro. Como aguentar tanta pressão. Como ser uma figura singular no meio político.

 

Gostei bastante que a Michelle Obama tenha falado da sua dificuldade em engravidar. Achei bastante sincero. “Todo aquele processo e a incerteza deixavam-me ansiosa, mas eu queria um bebé. Era uma necessidade que sentia desde sempre… Queria uma família, e o Barack também queria uma família, e ali estava eu, sozinha, na casa de banho do nosso apartamento, a tentar, em nome daquele desejo profundo, reunir coragem para enterrar uma seringa na coxa.” (pág.222/223). Muitas mulheres vão identificar-se com algumas passagens, mesmo sendo uma mulher tão poderosa. Parece tão próxima.

 

Esta leitura valeu a pena. Gostei de conhecer mais sobre o casal Obama, sobretudo do percurso de ambos. Sempre me perguntei, como é que alguém chega a presidente dos Estados Unidos? Neste caso, foi a vontade de mudança. O que depois me leva a outra pergunta, como é que o Trump é eleito depois do querido Obama?

 

Recomendo. Se quiserem comprar o livro, usem o meu link de afiliado para apoiar o meu trabalho. É muito importante para mim. Comprar livro: AQUI

11 comentários em “Opinião | Becoming – A minha história | Michelle Obama

  1. Adorei esta opinião. Está tão bem escrita e detalhada! Muitos parabéns por isso 🙂 De facto, a história de Michelle Obama é extremamente interessante, e o seu livro é um que já quero ler desde que foi publicado e traduzido aqui em Portugal. O facto de ter esgotado em tanto sítio só prova ainda mais ser um bom livro, e eventualmente ainda o vou comprar 🙂

    Um grande beijinho!

    1. Obrigada Sónia. Vale a pena ler, não é apenas fama 🙂
      UM grande beijinho

  2. Eu tive a oportunidade de ouvir o audibook narrado por ela e gostei imenso. Confesso que até mais do que imaginava inicialmente.

    1. Eu também gostei mais do que esperava.

  3. Olá, Cláudia.
    Esta é a minha leitura atual. Ainda estou bem no começo e com algumas expectativas.
    Foi bom saber o que você achou do livro, sua opinião sincera me alertou sobre possíveis coisas com as quias posso me decepcionar.
    Abraços.

    1. Espero que goste muito, tal como eu. Abraços.

  4. Bonita review. Também quero ler em breve!

    1. Obrigada! 🙂

  5. Nossa. Aqui no Brasil não se esgotou.

  6. Acabei por comprá-lo por curiosidade, devido à quantidade de (boas) críticas que fui lendo. Gostei muito da tua opinião, acho que vai ser uma boa leitura 🙂

    1. Sim, será uma boa leitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.