OS CLÁSSICOS ESTÃO VIVOS NA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

Munkee_0605125125.jpg

 

Ontem fui à Feira do Livro de Lisboa pela segunda vez este ano para o segundo encontro do Clube dos Clássicos Vivos. Aconteceu de manhã no jardim do Parque Eduardo VII depois de nos termos reunido no grupo Porto Editora. Agradeço a todos que acordaram cedo num domingo para falar de livros. Mais precisamente, no livro escolhido para estes meses, “A Boneca de Luxo”, de Truman Capote.     

 

A discussão correu de forma positiva, foram debatidos vários temas dentro desta novela que eu própria desconhecia. Acabou por trazer outros pontos de vista e acrescentar mais profundidade ao livro. Confesso que não tinha ficado muito impressionada com o livro, mas acabei por ter vontade de dar outra oportunidade. As opiniões dividiram-se em relação a alguns aspectos, mas foi unânime em relação à experiência de leitura.  

 

No final tivemos um sorteio patrocinado pela editora Guerra & Paz. Foram sorteados três títulos clássicos da colecção que a editora tem vindo a editar com preços muito acessíveis. As capas fizeram muito sucesso e apesar de alguns membros já terem lido, a maioria ficou entusiasmada com o sorteio e os vencedores felizes por receberem os seus livros. Obrigada à editora! Também foram oferecidos lápis com a gravação do nome do clube. Queria dar uma lembrança diferente dos habituais marcadores. Talvez consiga ter mais surpresas nos próximos encontros. 

 

Depois do encontro trocámos outras ideias, anunciámos que o próximo clássico será um calhamaço para contrabalançar com a novela de Capote. Ao longo deste mês teremos nova votação. Se quiserem ser membro do clube podem ir através do Goodreads (CLICA  AQUI). Podem participar na próxima votação e até sugerir títulos. Existem discussões todos os meses entre os membros e acaba por ser muito dinâmico. 

 

Munkee_0605125041.jpg

Depois de almoço e muita conversa fomos dar um passeio. Infelizmente não consegui ir ao evento do Cury como estava previsto devido a uma má disposição (ainda estou para saber se foi uma intoxicação alimentar ou outra coisa qualquer) e só depois de recuperar é que fui espreitar o espaço. Ainda encontrei a querida e simpática escritora Maria Cecília do livro “História em Pedacinhos” que me deu um beijinho e abraço, e trocou algumas palavras cheias de boa disposição. Também fiz algumas compras e vi escritores em sessões de autógrafos. Fui ver de perto um escritor que admiro, o Agualusa. Não encontrei o Afonso Cruz, mas vi a Isabela Figueiredo, David Machado, Rui Zink (a passear), Alice Vieira,…

 

Adoro passear na feira e sentir-me perto dos escritores. Ver pessoas felizes a comprar livros. Revi várias bloggers, conheci várias pessoas (demorou mas foi!) e apesar do enorme calor sentia-me feliz. Cheuei a casa cansada, com o coração cheio, a transbordar. Aqui fica uma palavra de incentivo para a menina Sandra que está este ano a trabalhar, força!!! E um beijinho à Edite que tive muita pena de não ter conhecido. A quem foi ao encontro quero deixar a minha enorme gratidão! Os clássicos estão vivos! Não é fantástico? É com muita felicidade que vejo os clássicos serem lidos e discutidos com tanto entusiasmo. Não deixes de participar numa próxima oportunidade.   

 

Espero conseguir regressar antes de terminar para o último passeio. Ainda há tanto para ver e fazer na Feira do Livro de Lisboa. Não percam! Prometo que vão gostar. 

 

Munkee_0605125210.jpg

 

Munkee_0605125619.jpg

 Quanto às compras. Vamos lá. Dois livros na RA por cinco euros (duas autoras portuguesas) e a Elena Ferrante por dez euros (livro do dia, no dia 1 de junho). Na Tinta da China estava este livro lindo do Charles Dickens por dez euros (livro do dia). Impossível ele ficar lá. É a edição mais linda de sempre. Por fim, uma novidade da Quetzal, Mariana Enriquez. Na Presença comprei o livro de fantasia do Nix por 3.95€. Estou muito satisfeita com as minhas compras. 

 

 goodreads twitter instagram facebook

 

Pode também gostar de...

21 comentários

  1. Obrigada :)))
    Tive tanta pena de não poder passear com vocês pela Feira. Mas valores mais altos se levantaram… Ainda assim, foi óptimo poder finalmente conhecer-te, conhecer as outras meninas cara-a-cara, falar de livros e tantas outras coisas. Acho tão bom conseguir juntar tanta gente para falar de clássicos (um dos meus géneros preferidos)…grande ideia, grande projecto! Espero que continue durante muito tempo e que nos possamos ir juntando assim. Foi muito bom! E ainda ganhei um livro que era um dos que queria comprar há muito 😀 Happy Sandra!
    Espero que depois tenhas ficado melhor! Não ias aguentar a fila de espera para o Cury ao sol, em pé…
    Beijinho*

  2. Gostei muito da reunião e de conhecer toda a gente 🙂 E essa compra do livro do Dickens foi uma excelente oportunidade. Bjs

  3. Foi muito bom!!! Têm de tentar arranjar um encontro cá mais perto de mim numa das próximas vezes :p
    E fiquei mega contente com o sorteio, sabes que estava a pensar em comprar o livro? Foi ótimo!

  4. Enquanto existirem pessoas interessadas em ler Clássicos vamos continuar. Mesmo que sejamos duas ou três 😀 aguentamos fortes e firmes.
    Também gostei bastante de te conhecer! És a simpatia das simpatias.
    Eu não ia ficar na fila, estava combinado com a editora um encontro antes da sessão entre bloggers e o Cury. Uma cena para tirar fotos e trocar um dedo de conversa. Enfim, não deu.
    Ainda não me sinto totalmente recuperada. Acho que o molho ou o almoço não caiu bem.
    Parabéns pelo prémio no sorteio. Espero que gostes muito desse clássico. Eu adoro.
    Bom trabalho!

  5. Adorei participar no encontro e foi uma troca de opiniões muito positiva mesmo. Foi mesmo interessante perceber as ideias dos outros leitores, principalmente de a Holly ter sido criada à imagem do próprio autor. E também já fiquei a saber, que o filme é bom mas não como adaptação 😉
    E adorei conhecer-vos, pois é sempre diferente “ao vivo e a cores”. E pessoas, como por exemplo, tu e a Catarina R., que já sigo há anos =)
    Sei que não falei muito mas faz parte da minha timidez, e em grupos grandes, a tendência para ficar a ouvir é muito maior. Mas mesmo, tenho ideia, que ainda falei um bocadinho 😉
    E espero que já estejas recuperada da tua indisposição. Sempre é preferível que tenha sido o almoço que te tenha caído mal, do que uma intoxicação alimentar. Tive uma intoxicação, uma vez, e foi horrível, mais de semana e meia doente :/

    Ahh, e esse livro do Charles Dickens era impossível ficar lá. Comprei-o o ano passado porque achei que era imperdível. Ok, ainda não li mas qualquer dia, pego nele… quem sabe num próximo mês do clube 😉

    Beijinhos

  6. Pensava que já estava totalmente recuperada mas ainda aqui com dores de barriga. E a comida não me cai bem. :/

    Eu acho que falaste sim senhora, nem te achei nada tímida. És uma querida. Super simpática. Igual igual aos vídeos. É engraçado, parece que já te conhecia há ano (assim como a Catarina e a Chris).

    Eu adorava que este livro do Dickens ganhasse uma votação. Estou ansiosa para ver qual será o próximo, mas devo pegar nele mesmo que não ganhe.

    Beijinhos!

  7. Ohhh, isso é que é pior. As tuas melhoras!

    Ainda bem que não se notou que sou tímida! Sim, também partilho essa sensação. Parecia mesmo que já nos conhecíamos (pessoalmente) há imenso tempo =)

    A ver se ganho vontade para ler o do Dickens.

    Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *