Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Qui | 02.08.18

OS MELHORES 4 LIVROS DO LER OS NOSSOS DESTE ANO

Cláudia Oliveira

 

InShot_20180802_124426607.jpg

 

No passado mês de Julho aconteceu o projeto Ler os Nossos. Um projeto que já conta com três edições e tem muita adesão por parte dos leitores, o que me deixa extremamente feliz. Sobretudo por ver divulgados vários autores portugueses, ver que ainda contribuímos para a nossa literatura e conseguimos sair surpreendidos desta experiência. Pessoalmente sempre gostei bastante de ler os nossos e costumo ler vários autores portugueses ao longo do ano. Mas foi com este projeto que encontrei a maior parte dos meus preferidos. 

 

Com este projeto costumo aliar o projeto Ler Saramago, é um projeto, criado há cerca de quatro anos, que consiste em ler as obras do autor por ordem cronológica. Continua a ser o meu escritor preferido de sempre e apesar de não ter adorado o romance lido o mês passado (Evangelho Segundo Jesus Cristo) valeu a pena voltar à sua rica e entusiasmante ironia. E ver outras pessoas arriscarem o autor é maravilhoso também. 

 

Hoje a lista é sobre as melhoras obras que eu li para o Ler os Nossos. Escolhi quatro livros dentro dos vários lidos. São livros que se destacam pela sua qualidade e que eu recomendo a toda a gente. E ainda têm um preço espetacular, como nós gostamos. 

 

Alçapão, de João Leal (opinião)

Um livro que custou uma pechincha (está à venda por 5€ nos sites) e foi uma total surpresa. Talvez a maior surpresa porque esperava que fosse bom, mas nada me preparou para esta história alucinante. Entretanto, mais pessoas compraram, leram e concordaram comigo. João Leal escreve de forma muito carismática e é bastante criativo.  

 

O Meu Irmão, Afonso Cabral Reis

Meus deus, que livro bom! É aquele livro que uma pessoa não dá nada, encosta eternamente na estante devido a criticas negativas e sai a bater palmas de pé. É fantástico! Por estas e por outras é que devemos sempre seguir os nossos instintos em relação aos livros, em vez de ficarmos presos a opiniões alheias. No entanto, foi a opinião efusiva da Mar Pereira que me empurrou para ele. A narrativa do Afonso é impecável, a história envolvente, o desfecho atordoante. Os temas abordados tocaram-me profundamente. Recomendo a toda a gente. Não vejo a hora de ler o seu novo romance que deve sair ainda este ano. 

 

Morte, Maria Filomena Mónica (opinião)

Adorei este pequeno livro. Aborda a questão da eutanásia com uma linguagem super acessível, cheio de experiências pessoais e dados factuais sobre as mortes em Portugal. Foi uma pequena surpresa ler esta autora e pretendo ler mais no futuro. Vale muito a pena o pequeno investimento neste livro que traz conhecimento, acrescenta conhecimento, aliado a uma narrativa muito envolvente. 

 

Os Passos em Volta, Herberto Helder (opinião)

É um livro muito profundo e carregado de sentimentos angustiantes. Não me canso de ler este autor. Não me canso de pegar neste livro, abrir ao calhas e ler algumas linhas em busca de palavras desconcertantes. Não me canso de buscar significado na solidão expressa nestas páginas. Ele é absurdamente genial.  

 

Já leste algum dos livros citados? Gostas de ler literatura portuguesa? Já arriscaste ler Saramago?

 

Leia também:

18 Escritoras Portuguesas Contemporâneas 

Lugares em Portugal Para Descobrir e Usufruir

Os Meus Escritores Portugueses Preferidos

 goodreads twitter instagram facebook

1 comentário

Comentar post