Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

amulherqueamalivros

Sex | 13.07.18

OS MEUS ESCRITORES PORTUGUESES PREFERIDOS

Cláudia Oliveira

IMG_20180713_142000_HDR.jpg

 

Para esta lista escolhi apenas autores que já li e dos quais recomendo imenso os seus livros. Posso ter lido apenas um livro do autor citado, mas pretendo ler mais ou tudo o que escreveu. Arrebatou-me, penso nele várias vezes, marcou-me. Vários autores não estão na lista apesar de ter adorado os seus livros porque simplesmente não conquistaram aquele lugar especial no coração. São bons, têm livros maravilhosos, mas nem todos nos cativam da mesma forma. Estes autores fazem-me ficar de olho à espera de novos títulos ou reedições. 

 

Estes são de confiança, podem começar já a explorar a sua obra. Estão por ordem crescente, ou seja, do/da escritor/escritora que gosto muito para a/o que amo. 

 

Algum dos escritores citados faz parte dos vossos preferidos? Qual o vosso escritor português preferido que não está nesta lista? Conta-me tudo nos comentários, adoro descobrir novos escritores portugueses. 

 

Eis a lista.

 

H.G. Cancela

Li por recomendação da minha professora. Foi uma excelente descoberta. Dou por mim a pensar neste livro, na escrita irrepressível de As Pessoas do Drama. Um autor absolutamente brilhante que espero ter o prazer de ler mais vezes. 

 

José de Almada Negreiros

É um artista multifacetado que me marcou bastante com os dois títulos que li dele. Escreve de uma forma maravilhosa e transpõe para as suas obras a história de uma sociedade assim como a sua arte. Pretendo ler mais a sua poesia. 

 

Fernando Pessoa

Autor estudado na escola, marca qualquer aluno. Mais tarde, por iniciativa própria, li O Livro do Desassossego que me deu um nó no cérebro tal a sua profundidade e a minha imaturidade. Sonho comprar aquela edição linda da Tinta da China para reler. E a poesia do Fernando Pessoa é única, tem de ser lida e relida. 

 

Júlio Dinis

Nunca me esqueci da história Uma Família Inglesa. É um título que recomendo sempre e me deliciou durante umas férias em Vieira de Leiria. Pretendo ler mais, sobretudo As Pupilas do Senhor Reitor.

 

Miguel Esteves Cardoso

Conhecemos o escritor pelas suas crónicas maravilhosas. E não desfazendo dos romances, são as suas crónicas que me enchem as medidas e me apaixonam. Uma visão extremamente sensível que sabe colocar em palavras o estado da alma. 

 

Joel Neto

Perdi-me no seu romance Arquipélago. Foi uma surpresa total que me deslumbrou e deixou saudades. Quero ler os outros romances, a sua escrita é apaixonante. 

 

Bruno Vieira Amaral

Prefiro não tecer mais elogios a este escritor para não me tornar repetitiva, mas este é outro exemplo do qual pretendo devorar tudo o que escrever. Sem pressas. 

 

Rosa Lobato de Faria

A minha querida do coração. Li várias obras e o seu toque de ternura continuam a conquistar-me. É umas das escritoras que recomendo para começar a ler autoras portuguesas. São histórias muitos tradicionais e com personagens muito portuguesas. 

 

Valter Hugo Mãe

Demorou para me conquistar, mas agora será difícil de me desiludir. Autor impecável, com uma forte aptidão para colocar os leitores a chorar. São sempre histórias tristes, sufocantes. Adoro. 

 

Isabela Figueiredo

Li os seus dois livros e gosto muito de ambos. Foi uma autora que me conquistou pela escrita e pretendo seguir com atenção o seu caminho na literatura portuguesa. 

 

Isabel Lucas

Jornalista, o seu trabalho foi compilado sobre o sonho americano numa edição marvilhosa da Companhia das Letras. Leio sempre que posso os seus trabalho no jornal diário Público.

 

Afonso Cruz

Aquele escritor querido de todos os leitores. Não há escritor como ele. Conquista as pessoas com um paragrafo e vira amor para a vida toda. No meu caso, apaixonei-me por um final e depois daí a minha paixão foi sempre a crescer. 

 

Nuno Júdice

Poeta incrivel que me encantou ao prmeiro poema. Um dos meus poetas preferidos e aquele que recomendo para quem quer começar a ler poesia portuguesa. 

 

José Luís Peixoto

Quero ler tudo o que escrever. Gosto da figura e da escrita. Tenho opiióes contrárias em relação aos seus livros, ora gosto muito, ora nem por isso. Mas vou ler sempre que lançar um livro. Há amores que não se explicam. 

 

João Tordo 

Gosto dele tanto ou mais como gosto dos seus livros. Talvez por achar que a sua escrita é parte daquilo que ele é. Coloca muito da sua personalidade nos seus romances e isso sente-se. Gosto muito e cada vez mais.  

 

Eça de Queirós

Autor que o tempo não fa esquecer, pelo contrário. Já li vários romances do autor clássico, mas só desgostei de um. Adoro aquilo que mais criticam na sua narrativa, descrições imensas. Autor da vida desde muito cedo.

 

Herberto Helder

Para mim é o mestre, um gigante da poesia. Foi com os seus poemas que senti o impacto da poesia. 

 

Maria Teresa Horta

Aquela escritora que será sempre uma excelente aposta e me fará suplicar que escreva muito por muitos anos. Um dos maiores nomes da literatura portuguesa. Que bom encontrar escritoras com este talento. 

 

José Saramago

O meu preferido. Tem uma imaginação, ironia e poder critico sem igual. É único em tudo o que escreve e ama. Até me dói o coração que transborda de amor só de pensar na obra que nos deixou. 

3 comentários

Comentar post