Publicado em 4 comentários

Precious | Sapphire

Talvez já tenhas ouvido falar no filme com o mesmo nome, Precious. Um filme que assisti por volta de 2009. Descobri o livro mais tarde com a colecção de livros editados pela revista Visão. Tenho a colecção completa. 

O livro conta a história de Precious, uma menina com sérios problemas familiares. Pais abusadores, violadores, exercem violência sobre ela desde bastante cedo. Grávida do pai, frequenta a escola normal até ser  transferida para uma escola especial, com alunos carenciados. Uma turma com diversos problemas, desde droga, prostituição, violações. A professora vai ter uma papel muito importante na vida dos seus alunos. 

Precious só quer ser uma menina normal, sonha ter a pele branca e amor. Quer aprender a ler e a escrever. É interessante ver a evolução dela ao longo das aulas. Como mulher, como aprendiza. 

O livro é escrito propositadamente com vários erros, para dar a ilusão que é a própria Precious a escrever a sua história. Gostei sobretudo desse pormenor. Senti uma pena enorme da Precious. Tive de parar diversas vezes para respirar e continuar a leitura. O livro descreve cenas de violação pormenorizadamente, cheguei a ficar enojada. 

Nunca tinha conhecido uma personagem tão sofrida. Com problemas reais. Infelizmente existem casos destes na vida real. Onde crianças são violadas constantemente, maltratadas pelos seus pais. No fundo, abandonadas e sem rumo. Era importante que o papel dos professores fosse para além dos ensinamentos. 

4 comentários em “Precious | Sapphire

  1. Dos meus filmes preferidos.
    O livro deve ser poderoso.

    Bom fim de semana 🙂

  2. É forte sim senhora. 🙂
    Boas leituras

  3. Eu não tive coragem nem de ver o filme ainda… A temática é muito forte.

  4. Muito. Bastante revoltante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.