Publicado em 11 comentários

Que raiva é essa contra as pessoas que gostam de ler e compram livros?

A minha pergunta é legitima. Parece que depois das pessoas que adoram ler e falar de livros nasceu o grupo das pessoas que gostam de ler, não falam de livros porque quem lê não fala de livros, e ainda se chateiam com quem fala e compra muitos livros. Sério? Qual é o problema? Faz comichão? A mim não. Faz-me comichão é ver que as pessoas se sentem incomodadas com isso. Como se fossem proteger a literatura de alguma forma. Como se tivessem maior capacidade para falar de livros. Como se ler fosse um ritual de solidão. Não deve ser partilhado? Deve, deve, deve. Ler virou moda? Ainda bem, óptimo. Quantas mais pessoas lerem melhor, quantos mais livros comprarem melhor. Tanto snobismo à volta de um acto tão simples. Tanto intelectual a navegar por aí, a saber de cor passagens de clássicos e a dizer correctamente os nomes dos autores. Oxalá sejam felizes e deixem os outros ser. Paciência. 

11 comentários em “Que raiva é essa contra as pessoas que gostam de ler e compram livros?

  1. Há pessoas que têm problemas que tu compres livros? Sério?

  2. Que raiva? É que este post a mim passa-me completamente ao lado, pois simplesmente não vejo o descrito a acontecer.

    Acho que já escreveste sobre isto uma vez, e eu nunca vi em nenhum lado ninguém a dizer mal de quem gosta de ler/comprar/falar sobre livros. Sim, sei que ultimamente veem-se mais mulheres a ler (basta ver os canais do youtube, e ver que muitos livros em destaque nas livrarias são direccionados ao público feminino), mas não vejo gente a criticar isso.

  3. Bom dia,

    este texto foi escrito há algum tempo no meu outro blog.
    Fico contente que não o vejas descrito.
    Eu vejo, infelizmente. Já vi vídeos onde as pessoas criticavam os vídeos de compras, por exemplo. Já li textos onde as pessoas julgavam as preferências dos outros. Etc.

    Obrigada

  4. Gosto muito que haja mais pessoas a ler. Mas diria que é um pouco verdade pelo que vejo na blogosfera e youtube que há muita gente que parece que compra os livros mais pelas capas do que pelo conteúdo ou escritor. E nesses casos os gostos acabam sempre por diferir dos meus, pois os livros que lêem costumam ser muito diferentes dos que eu gosto.

    Mas pelo menos leem, é verdade. Melhor que não ler.

  5. Concordo, existem pessoas que só compram os livros para ficar bem na estante. Mas isso é lá com elas. Cada um gasta onde quer, não é verdade? 🙂

    Obrigada pelo comentário, beijinho

  6. Cláudia, eu às vezes critico a mim mesma por comprar tantos livros. Algumas vezes eu compro mais do que consigo ler, mais do que minha estante comporta, mais do que é razoável. Aí passo um tempo sem comprar nada e vou lendo só o que eu tenho. Eu critico exageros de qualquer tipo, inclusive quando eles vem de mim mesma.

  7. Também me costumo criticar a mim mesma, mas passa muito rápido. 🙂

  8. Já agora, pode partilhar aqui nos comentários um desses vídeos ou textos.

    Queria ver por curiosidade.

  9. Ah bom, se não ia lá falar com eles

  10. Se me lembrar, partilho. Por várias vezes, em vários videos de book haul, as pessoas avisam logo quem não gosta para não dar dislike etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.