Publicado em 5 comentários

Rituais de leitura

Há uns tempos pedia que escolhessem o livro que iria ler no mês seguinte. Era uma forma de interacção no canal/ blog. Dava uma série de títulos e esperava o resultado de uma votação. Decidi acabar com isso porque a leitura é uma escolha pessoal, preciso de tirar prazer do acto de ler. Tirar um título à sorte de um frasco e ler obrigatoriamente aquele título também não estava a funcionar comigo. Actualmente, a única leitura que deixo escolherem por mim e onde também tenho poder de escolha, é no Clube dos Clássicos Vivos, onde somente clássicos estão em votação. No entanto, tenho sempre a escolha de ler ou não. Todos os títulos mencionados no Clube estão na minha lista mental de livros para ler antes de morrer. Qualquer um é uma boa escolha. Se não apetecer naquele momento, tudo bem, fica para a próxima. Ler por decisão de outra pessoa não é para mim.

Olhar a minha estante, torcer o pescoço em busca daquele título que apetece mesmo, folhear, ler as primeiras linhas, faz parte do meu ritual de leitura. Esse sim, funciona em condições.

5 comentários em “Rituais de leitura

  1. sabes que, tirando o clube da leitura da Pavlova ou o dos classicos, quem escolhe as minhas leituras sou eu. Só pedi uma vez à minha filha que escolhesse e foi agora nas férias porque só tinha lá 8 e estava indecisa.

  2. Também sou a assim – tirar à sorte, planear leituras ou deixar os outros decidir por mim não resulta. Gosto da liberdade de colocar ao mesmo tempo três livros na mesa de cabeceira, desistir de um trocar, trocar por outro…Começar a ler o que acabei de comprar.

  3. Quando é por causa de Clubes de Leitura ou, por exemplo, de recomendações de alguém em quem confio muito, não me importo que escolham por mim, de resto, gosto de ser eu a escolher.
    Se estiver indecisa entre uns três ou quatro livros e não souber mesmo qual escolher, acho piada que dêem palpites para me ajudar, mas no final até posso escolher um que não o mais votado 😀

  4. Por isso que eu nunca participei de clubes de leitura.

  5. Também penso assim. Eu, por exemplo, adoraria ler Moby Dick com vocês, mas minha agenda não permite no momento… =/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.