SE ESTA RUA FALASSE | JAMES BALDWIN

Editora Alfaguara

 

Data de lançamento Setembro, 2018

 

 

Este é o quinto romance de James Bladwin, o primeiro publicado em Portugal. O escritor é considerado um dos nomes maiores da literatura americana do século XX e umas vozes mais influentes do activismo pelos direitos civis. Negro e gay, recusava ser rotulado. Os seus livros são conhecidos por abordar questões raciais e de sexualidade. Eu não sabia, mas Barry Jenkins inspirou-se nele para fazer Moonlight, e segundo as noticias, vem aí mais um filme baseado num dos seus romances.

 

 

 

Se Esta Rua Falasse (1974)  conta a história de Fonny, um jovem negro que é preso e acusado injustamente por crime de violação. Começa com a visita de Tish, a sua mulher grávida à prisão onde Fonny se encontra há três meses. É do ponto de vista dela que vamos conhecer a história de amor de ambos.

 

 

“Vou ter este bebé e também estou assustada, e não quero que aconteça alguma coisa ao pai do meu bebé, não o deixem morrer na prisão, por favor, oh, por favor!

 

 

A história é tão humana e carrega um sentimento de esperança tão forte que é impossível não ser amigo das personagens.Estive sempre com eles, a carregar as suas angústias e a vivenciar momentos de doçura. Diverti-me com a família do Fonny, apesar das atitudes intragáveis de alguns elementos. Emocionei-me com aquele amor. Esperei o julgamento, sofri com eles. E sempre que fechava o livro, para não chegar ao fim muito depressa, a minha mente acabava por ficar dentro daquela história. A narrativa tem algo de tão real que é possível visualizar cada episódio, é impressionante!

 

 

“Se parecermos incapazes, as pessoas reagem connosco de uma maneira; se parecermos fortes, ou agirmos como se fôssemos fortes, as pessoas reagem connosco de outra maneira e, como não vemos o que elas vêem, isso pode ser doloroso.”

 

 

O final é a cereja no topo do bolo. Intenso e perspicaz deixou-me completamente atordoada e emocionada. Obrigada à editora Alfaguara por ter trazido este autor para Portugal. Uma história fabulosa que ninguém deve perder. Um dos meus preferidos deste ano, sem dúvida. Livraço!

 

 

Pode também gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.