Shuggie Bain, de Douglas Stuart

Shuggie Bain, de Douglas Stuart

 

COMPRAR LIVRO

Shuggie Bain é o romance de estreia do escocês Douglas Stuart publicado em 2020. Conta a história de Shuggie Bain, o mais novo de três irmãos. Com uma vida miserável, uma mãe alcoólica, na década de 80, em Glasgow.

O que estava a acontecer nessa altura, no Reino Unido?

Margaret Thatcher era a primeira-ministro do Reino Unido. A sua filosofia política era a desregulamentação (sobretudo no setor financeiro), mercados de trabalho flexíveis, privatização de empresas e a redução do poder e influência dos sindicatos. Durante os primeiros anos no cargo foi um aumento significativo do desemprego. Foi reeleita em 1983 após a vitória na Guerra das Maldivas e recuperar a economia.

Portanto, temos aqui uma altura difícil para as famílias. E isso estará muito evidente ao longo de todo o livro. Nesta estória acompanhamos uma família em decadência, devido ao vício do álcool da mãe de Shuggie. E este menino com sonhos, não larga a mão da mãe, enquanto os irmãos seguem as suas vidas, acreditando nela até ao fim. É tão tocante. Lembrando que este livro é baseado nas experiências pessoais do autor. Aliás, este livro é dedicado à sua mãe que morreu de alcoolismo quando ele tinha 16 anos.

O livro comoveu-me. Houve uma cena em particular que me deixou muito mal. Um reencontro entre irmãos. O livro é como mergulhar num poço com pouca luz. Conhecem o livro “As Cinzas de Ângela?”, senti muito a atmosfera desse livro. A angustia. Pessoas que lutam muito e não conseguem nada. Parece que passam a vida na luta.

Leiam, é pesado mas valeu muito a pena.

 

COMPRAR LIVRO

livrosdescontos-billboard

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.