Sobre a venda e compra de livros no Facebook (nem sempre fácil)

Por acaso nunca tive muitos problemas com as vendas dos meus livros nos grupos do Facebook. Nunca fui enganada também. Mas tem os seus dias menos bons. Conto-vos agora duas situações chatas que costumam repetir-se, mas já não me surpreende porque estou calejada. 

Situação 1

Moça quer o livro X, pede para reservar no próximo dia X, “prometo que fico com ele”. No dia X envio mensagem para relembrar, moça não responde. Aguardo mais uns dias. Recebo mensagem da moça a dizer que não pode ficar com o livro. 

Situação 2

Moça quer o livro X, pede dados para pagamento. Envio os dados. Diz que pagou. O valor nunca entra na conta. 

 

É chato. Aliás, é irritante. As pessoas acham que podem usar e abusar da boa vontade dos outros. Entendo que as pessoas sejam cada vez mais desconfiadas em relação às vendas dos livros, de vez em quando lá vem um perfil do Facebook para o grupo de forma a alertar os maus pagadores ou vendedores. Pessoas bloqueiam outras para não terem de devolver dinheiro. Às vezes são apenas cinco ou dez euros. Sujam-se por tão pouco. 

Pode também gostar de...

11 comentários

  1. É uma pena as pessoas não serem todas honestas, principalmente, porque são valores baixos, como dizes.
    Quando vendi uns livros de estudo no OLX tentava sempre que a troca fosse feita presencialmente. Geralmente compro poucos, porque tenho medo de pagar e nunca me enviarem o livro, até agora correu sempre bem, mas… 😛

  2. Pelo facebook nunca experimentei (não tenho) mas já comprei em blogs e assim e nunca tive problemas…Acho que tem de haver respeito de ambas as partes – a pessoa fazer rapidamente a transferência (eu costumo enviar o comprovativo) e dp a outra enviar logo que possível tb…Gosto que as coisas fiquem logo resolvidas.

  3. Eu troco livros pelo Skoob, uma rede social brasileira (não sei se você conhece), mas também me estresso por lá. Coloco na descrição do livro “livro em ótimo estado, praticamente novo”. E aí recebo mensagens:
    – “Mande fotos do livro de todos os ângulos”.
    – “Tem algo escrito? Se tiver dou avaliação negativa”
    – “Tem alguma dobra? Se tiver dou avaliação negativa”.
    Com tanta exigência é melhor ir na livraria! Suspeito que o que falta é dinheiro e vergonha na cara.

  4. Durante 1 ano comprei todos os livros em grupos de Facebook.
    Não tenho razões de queixa, mas o ambiente em alguns dos grupos é pessado demais…

    Agora… procuro promoções e livros que QUEIRA mesmo!

    Beijinho,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.